• Carregando...
Eleição suplementar realizada em Francisco Alves neste domingo (7)
Eleição suplementar realizada em Francisco Alves neste domingo (7)| Foto: TRE-PR

Com 23 anos de idade, Milena Silva Rosa, a “Milena do Valtinho”, do PSDB, é a nova prefeita de Francisco Alves, cidade do Noroeste do Paraná. Ela foi eleita com 2.096 votos, o correspondente a 49,35% dos votos registrados na eleição suplementar, realizada neste domingo (7).

Receba um boletim diário com notícias do Paraná

De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), Milena tornou-se a mais jovem prefeita eleita do Estado. Ela tem 23 anos. Antes dela o prefeito mais jovem era Lucas Machado, com 29 anos, do município de Reserva.

Milena é filha de Valter Cesar Rosa (PSDB), que foi eleito prefeito nas urnas do ano passado, mas acabou barrado depois pela Justiça Eleitoral, daí a realização da eleição suplementar. Por unanimidade, os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) entenderam em setembro que o tucano era inelegível, por ter contas públicas desaprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR).

Milena do Valtinho encabeçava a coligação “Trabalho e Competência, Francisco Alves no caminho certo”, formada pelos partidos PSB e PSDB. O vice-prefeito eleito na chapa é Paulo Navero (PSB).

O segundo colocado na corrida eleitoral foi o vereador eleito em 2020 e prefeito em exercício Liomar Mendes Lisboa, o “Cabelo do Povão”, que é do Republicanos. Ele obteve 1.942 votos (45,73% dos votos). Já o terceiro candidato, o empresário Valdir Barbosa Mellão, o “Valdir Perereca”, que é do PTB, obteve apenas 209 votos (4,92%).

Além disso, foram registrados 67 votos brancos (1,51%) e 133 nulos (2,99%). A apuração dos votos durou cerca de 10 minutos.

Sem ocorrências

O presidente do TRE-PR, desembargador Tito Campos de Paula, e representantes do Ministério Público acompanharam as auditorias das urnas eletrônicas, com imagens transmitidas por cerca de 36 horas ao vivo pelo YouTube. O diretor-geral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Rui Moreira de Oliveira, também esteve no local.

A votação aconteceu das 7h às 17h e teve o resultado divulgado às 17h10 pela Justiça Eleitoral. Segundo o presidente Tito Campos, a eleição transcorreu "na mais absoluta normalidade, sem ocorrências policiais e nem filas nos locais de votação, respeitando os protocolos de segurança sanitária".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]