• Carregando...
A Germer é uma das maiores fábricas de porcelana instaladas em Campo Largo (PR), com produção mensal de 1 milhão de peças.
A Germer é uma das maiores fábricas de porcelana instaladas em Campo Largo (PR), com produção mensal de 1 milhão de peças.| Foto: Daniel Derevecki/Divulgação/Germer

A Germer é uma das maiores fábricas de porcelana presentes em Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba. O município, considerado a capital nacional das louças, abriga em torno de 20 empresas do setor. A Germer atua com porcelanas e, este ano, completa 70 anos de fundação. Apesar de uma das fábricas estar no Paraná, a matriz do empreendimento está localizada em Timbó (SC).

As principais notícias do Paraná no seu WhatsApp

A empresa começou em 1978, quando Frederico Germer comprou a Porcelanas Polovi, que pertencia à Schmidt. Desde então, a Germer está presente no município paranaense. “Produzimos mais de 1 milhão de peças por mês e temos 500 funcionários somente em Campo Largo”, diz o diretor presidente da Germer, Antônio Jurandir Girardi. Ao todo, o grupo tem 6 empresas e passa de mil funcionários. A Germer exporta 10% da produção, principalmente, para a América do Sul.

A empresa optou pela instalação em Campo Largo por conta da matéria-prima em abundância, assim como foi o caso da Schmidt. “[Frederico Germer] viu que tinha muita matéria-prima, começou a ver as fábricas de cerâmica e se entusiasmou. A matéria era abundante na época e resolveu comprar a empresa [Polovi]”, afirma o diretor presidente da Germer.

“Campo Largo é conhecida como a capital nacional da porcelana, pois tem duas grandes empresas que foram as maiores do país e tem mais de 15 unidades de cerâmica”, acrescenta  Girardi.

Segundo ele, o segmento de louças foi muito afetado pela pandemia da covid-19. “Agora está tendo uma recuperação. Contudo, não é uma recuperação tão expressiva devido à economia atual. Mas a expectativa é boa. Se resistimos até agora, daqui para frente certamente será melhor”, projeta ele.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]