• Carregando...
Represa de Piraquara que compõe o sistema de abastecimento de Curitiba e Região Metropolitana
Represa de Piraquara que compõe o sistema de abastecimento de Curitiba e Região Metropolitana| Foto: Lineu Filho/Tribuna do Paraná

O governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) prorrogou o estado de emergência hídrica em todo o Paraná, dessa vez por mais 180 dias. Com isso, a Companhia Paranaense de Saneamento (Sanepar) e os municípios que têm coleta própria seguem autorizados a manter o racionamento de água onde o sistema de abastecimento está comprometido pela pior estiagem da história, que assola o estado desde o fim de 2019.

Em Curitiba e Região Metropolitana a Sanepar interrompeu nesta quinta-feira (23) o rodízio apenas para as festas de fim de ano. Dia 4 de janeiro, o racionamento retorna no formato de 60 horas com água e 24 horas sem fornecimento nos bairros. Além da grande Curitiba, outros municípios do estado também estão sob racionamento por falta de água.

Cadastre-se e receba as principais notícias do Paraná pelo WhatsApp 

Esse é o sexto decreto de estado de emergência híbrida assinado por Ratinho Jr em dois anos. O primeiro foi assinado em maio de 2020, com validade de 180 dias. No decreto anterior ao atual, de novembro, o estado de emergência estava limitado às regiões Oeste, Sudoeste e Metropolitana de Curitiba pelo prazo de 90 dias. Com a sexta prorrogação, a condição de emergência hídrica é estendida a todo o estado, já que o cenário de seca se expandiu.

Além de priorizar a água para abastecimento público, o decreto orienta os usuários a reduzirem o consumo. A Sanepar mantém um programa para incentivar a economia de 20% no consumo individual de água de todos os paranaenses.

Além de Curitiba e RMC, também estão em rodízio as cidades de Santo Antônio da Platina, Quatiguá e Carlópolis no Norte Pioneiro, além de Pranchita, Santo Antônio do Sudoeste e Dois Vizinhos no Sudoeste.

Estão em situação de alerta no Norte Pioneiro as cidades de Leópolis, Curiúva, São Sebastião da Amoreira, Distrito de Panema (em Santa Mariana) e Distrito de Triolândia (em Ribeirão do Pinhal); no Vale do Ivaí os municípios de Apucarana, Rosário do Ivaí, Califórnia, Jardim Alegre, Faxinal, Jandaia do Sul e Mauá da Serra; no Vale do Paranapanema, Arapongas, Rolândia e Sabáudia. No Sudoeste, o alerta segue para Salto do Lontra, que está em iminência de entrar em rodízio, bem como em Capanema, Planalto e Salgado Filho.

Na região Noroeste, as temperaturas elevadas levou ao aumento no consumo de água, o que impactou na diminuição dos mananciais. Com isso, estão em em alerta os sistemas de Goioerê, Iretama, os distritos de Bredápolis, em Janiópolis, e Águas de Jurema, em Iretama, Umuarama, Cianorte, Paranavaí e Porto Rico.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]