• Carregando...
Nova Ferroeste é um dos projetos prioritários da gestão Ratinho Junior (PSD)
O objetivo é chegar ao Porto de Paranaguá com uma grande movimentação de cargas, aponta secretário Sandro Alex.| Foto: Albari Rosa/AEN

O secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex, afirmou à Gazeta do Povo que o governo estadual trabalha na modelagem econômica e financeira para que o projeto da Nova Ferroeste seja colocado na Bolsa de Valores para uma concessão que atraia investidores no mercado.

Receba as principais notícias do Paraná pelo WhatsApp

“Levamos firme nosso projeto de levar o Paraná a ser cortado por trilhos de ponta a ponta e também chegando a outros estados, esse é nosso objetivo e o governador não abre mão desse projeto”, ressaltou.

Durante a Sul Export, evento de infraestrutura realizado no mês de julho em Curitiba, Sandro Alex comentou a possibilidade de uma convergência de projetos entre a concessionária Rumo e a Ferroeste, quando se discutia o transporte de cargas e acesso ao Porto de Paranaguá, hoje feito prioritariamente por vias terrestres.

Ao se referir ao escoamento por trilhos, o secretário disse entender que a renovação antecipada da concessão da Malha Sul, trecho administrado pela Rumo numa concessão do governo federal, é importante para a logística e que “podem e devem conversar”, em uma possível referência ao alinhamento dos projetos com a Ferroeste, concessionada ao estado do Paraná. Ele ainda lembrou que existe uma parceria com a Rumo na região oeste do Paraná a partir de um codeshare em um compartilhamento de linhas.

“Nós estamos falando de dois grandes projetos: Malha Sul e Ferroeste (a atual e a Nova Ferroeste que é um projeto de médio prazo). Se pode haver uma convergência? Se for benéfico para o usuário, para o setor produtivo, para o custo de logística, para a rapidez na execução das obras e que tenhamos um prazo menor e que possamos chegar lá no Porto de Paranaguá, que é nosso objetivo, o diálogo pode e deve acontecer sempre”, respondeu.

O secretário de Infraestrutura e Logística disse que não é possível "abrir mão" dos trilhos cortando o estado do Paraná, chegando ao Mato Grosso do Sul, na fronteira, na cidade de Foz do Iguaçu para trazer carga do Mercosul ou mesmo de Santa Catarina. Segundo ele, o objetivo é chegar numa modelagem que se sustente do ponto de vista econômico e financeiro, proporcionando logística com o menor custo aos paranaenses.

Pela tramitação atual do projeto da Nova Ferroeste, não há negociações que envolvam a Rumo Logística, mas pode ocorrer alguma parceria, como compartilhamento de trilhos.

“Estou falando com o presidente da Rumo. A Ferroeste vai avançar (Nova Ferroeste), esse é um grande projeto, o governador não abre mão disso. Nós temos que ter diálogo e é possível uma convergência (de projetos), eu torço por isso, trabalharei para isso, mas não tenha dúvida que a Ferroeste vai avançar em um grande projeto”, destacou.

Ao ser questionado como seria viável essa convergência, o secretário considerou a possível junção de projetos. “É possível que nós possamos unir os projetos. Nosso objetivo é um só, chegar ao Porto de Paranaguá com uma grande movimentação (de cargas)”, disse.

A Rumo, que tem a concessão da Malha Sul válida até 2027, trata com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) sobre a antecipação de renovação. Durante o mesmo evento recente em Curitiba, o diretor da ANTT, Marcelo Fonseca, afirmou que ainda há uma série de questões a serem tratadas e que a proposta envolve averiguações no Tribunal de Contas da União (TCU). Novidades devem ficar para 2024.

Confira os trechos da Nova Ferroeste

A nova ferrovia será composta por dois trechos ferroviários. O trecho 1 vai de Guarapuava ao Porto de Paranaguá, no Paraná, em uma concessão estadual. O artigo 21 da Constituição Federal diz que só é concessão federal serviço que ultrapasse os limites estaduais ou ligue portos às fronteiras. Terá 400 quilômetros de extensão, descendo a serra em paralelo à BR-277. A concessão desse trecho será estadual.

O trecho 2 liga Dourados, no Mato Grosso do Sul, a Guarapuava, no Paraná, e neste caso a subconcessão federal do segmento já é da Ferroeste. Prevê a extensão de um ramal de Cascavel (PR) a Maracaju (MS), com a construção de 350 quilômetros de ferrovias. O projeto prevê ainda a revitalização do trecho de 250 quilômetros existentes e operados pela Ferroeste entre Guarapuava e Cascavel. Este trecho também será subconcessionado.

Segundo a descrição do projeto, “o traçado da nova ferrovia não poderá utilizar a malha ferroviária já existente operada pela Rumo, nem mesmo a sua Faixa de Domínio”.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]