i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Reaberta em setembro

Mesmo com ocupação limitada a 60%, Ilha do Mel teme o efeito das aglomerações

    • Tribuna do Paraná
    • Eloá Cruz
    • 24/11/2020 19:46
    Mesmo com ocupação reduzida, Ilha do Mel teme efeito das aglomerações
    Deslocamento até a Ilha do Mel é feito por barcas, a partir de Pontal do Paraná| Foto: Reprodução / Facebook

    Os fins de semana de sol no litoral do Paraná têm atraído turistas até a Ilha do Mel, que aproveitam a folga de sábado e domingo para fazer um bate e volta até o parque estadual. No último domingo (22) o trapiche Encantadas lotou, houve aglomerações e muito movimento durante todo o dia.

    Receba as principais notícias do Paraná via mensagem, em seu smartphone

    Mesmo com entrada controlada e limitação de 60% da capacidade total, o alto movimento no fim de semana tem assustado nativos, que temem por um surto repentino de coronavírus. “A gente tem medo, né? A ilha era para ter sido aberta em agosto, o pessoal que mora aqui não queria que abrisse. Eu, pessoalmente, como nativo, acho que esse movimento todo não é bom porque se começar a ter muitos casos, vão fechar a ilha”, diz Eduardo Fonseca, condutor de lanchas.

    A Ilha do Mel reabriu em setembro, após ficar cinco meses fechada para turistas. A volta de visitantes trouxe um alívio para quem depende do turismo para sobreviver. No entanto, teme-se pelos efeitos de um novo fechamento. “A gente estava precisando muito que voltasse a funcionar para não ficar pior ainda. Além da pandemia, quebrar a empresa e ficar devendo com nome sujo não é agradável. Tem que manter aberto, mas com todo o controle. Temos as contas fixas para pagar”, comenta o condutor.

    Com a reabertura, o Instituto Água e Terra (IAT) determinou a visitação com restrições, como uso de máscaras e distanciamento de dois metros em filas e demarcações em locais públicos e também nas barcas.

    No entanto, as determinações e regras nem sempre têm sido cumpridas com rigor. No último fim de semana, várias excursões chegaram ao mesmo tempo na ilha, causando aglomeração no trapiche. O alto movimento acende o alerta de um provável aumento de casos, que pressionaria ainda mais o atendimento de saúde na região. Em Paranaguá, o Hospital Regional, único com leitos SUS de UTI exclusivos para coronavírus do litoral, está com 100% de ocupação.

    De acordo com a Associação de Barqueiros do Litoral Norte do Paraná (Abaline), o terminal de embarque em Pontal do Sul tem recebido ações integradas entre as prefeituras de Paranaguá e Pontal do Sul, Guarda Municipal, Capitania dos Portos do Paraná e Guarda Costeira. “Há uma barreira sanitária para todos os usuários com aferimento de temperatura, ambulância disponível, presença de fiscais municipais, equipe médica móvel, identificação e uso de pulseirinhas com controle de entrada para a Ilha”, aponta o presidente da Abaline, Daniel Lima.

    Para visitar a Ilha do Mel, o turista precisa ter realizado uma reserva de no mínimo 24 horas de antecedência em algum estabelecimento da ilha. Daniel Lima, presidente da Abaline, informou que os usuários que vão à ilha são orientados com informações visuais nos pontos de embarque. “A Abaline está seguindo os decretos e protocolos de combate à Covid-19. Disponibilizamos álcool em gel para uso coletivo, orientamos sobre o uso obrigatório das máscaras e de acordo com a determinação da Capitania dos Portos, reduzimos a lotação das embarcações para 60% da sua capacidade”, revelou.

    A reportagem questionou a prefeitura de Paranaguá, mas não obteve resposta até a publicação. O espaço permanece aberto para manifestação.

    11 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
    Use este espaço apenas para a comunicação de erros
    Máximo de 700 caracteres [0]

    Receba Nossas Notícias

    Receba nossas newsletters

    Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

    Receba nossas notícias no celular

    WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

    Comentários [ 11 ]

    O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

    • B

      bombastus

      25/11/2020 19:49:39

      E tem os que acreditam que máscara protege contra inalação de vírus, por isso usam nos carros, nos parques, andando de bicicleta, etc. Por que não usam dentro de casa, para dormir, tomar banho, comer? Afinal o ar que está "contaminado" lá fora também entra nas casas... ou não?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • B

        bombastus

        25/11/2020 19:47:27

        300 mil mortos por ano no Brasil por erro médico. 5 mortos por minuto por acidente de trânsito no país. 1 milhão de mortos por ano de tuberculose no mundo (mesmo com vacina e remédios). 650 mil mortos por ano de gripe comum no mundo todo ano (mesmo com vacina e remédios). 1 bilhão de pessoas contaminadas todo ano por vírus de gripe comum no mundo todo. Isolamento e uso constante d máscara elevando os casos de crise de ansiedade e de depressão a níveis jamais vistos.... Os coronalovers elevaram o status do covid 19 a um nível que não merece e ainda rogam praga nos outros.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • E

          Emerson

          25/11/2020 13:00:37

          Assim realmente tivéssemos "coronalovers" de verdade, que soubessem respeitar o limite do outro, a saúde alheia e principalmente tivessem vergonha na cara e bom senso presente. O que estamos assistindo ao vivo e a cores é uma festa de mais de 170 mil mortos e com gente sem graça achando graça. Talvez se o vírus visitar sua família as coisas possam mudar de figura.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          2 Respostas
          • E

            Emerson

            25/11/2020 16:23:59

            Daniel Jr Hecke: Obrigado pelos "elogios infernais" caríssimo pois tenho o direito de opinar e não preciso extamente contentar deus e todo hemisfério terrestre. Não sou porta voz de ninguém. Abraço!!!

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

          • D

            Daniel Jr Hecke

            25/11/2020 16:21:44

            ja visitou infeliz!!! e você é outro porta voz do inferno!!! da desgraça!!! Fica em casa e não apavore os outros infeliz!!! covarde!!!!

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

        • B

          bombastus

          25/11/2020 11:52:27

          Primeiro os coronalovers que adoraram a ideia da pandemia para ficar "trabalhando" em casa e encontrar mil desculpas para suas incompetências e fracassos, além de usar o vírus para atacar politicamente os outros. Agora vem os moralistas do covid, que, indiferentes às outras doenças, consumo de drogas, acidentes de trânsito e erros médicos, que matam muito mais que esse vírus, começam agora a procurar culpados como se isso fosse solução. Coronalovers e Moralistas do covid bem que poderiam ser nomes de grupos de pagode mas são nomes de grupos que dão força, sem saber ou nem querendo saber, a algo tipo Revolução Cultural bem do tipo de Mao. Cuidado, ou vão fazer as máscaras virar padrão.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • R

            Rocha Dias

            25/11/2020 10:32:23

            A tal barreira para proteção dos visitantes gera aglomeração e não proteção. Não há distanciamento. Não vi taxa de 60% de ocupação na barca e sim uma pessoa colada na outra. E duvido que haja 60% de ocupação também nas pousadas. Pulseira no pulso não evita contaminação... Uma pena não ter um meio termo entre 0 visita ou este caos visto nas embarcações e trapiches!

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • B

              bombastus

              25/11/2020 9:27:20

              A culpa é dos nordestinos. A culpa é dos velhinhos. A culpa é dos jovens. Que discursinho mais nojento. Bem à moda dos petistas com seu discurso de ódio jogando uns contra os outros. E a população está colaborando para isso. Muito imaturo, ou ignorante, ou oportunista ou, simplesmente mal amado, quem usa isso como desculpa. Vão ler 1984 de George Orwell e sintam-se envergonhados por agirem como fiscais do Sarney de uma tendência autoritária, da mais odiosa ideologia. Não querem a sociedade saudável, normal, livre, progressista, mas um grupo controlado, fiscalizando uns aos outros, se julgando parte de "algo maior". Isso tem nome, e feio. ACORDEM.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • F

                F.Neto

                25/11/2020 2:51:49

                A maioria jovens que não estão nem aí para a pandemia.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • Z

                  Zyss

                  25/11/2020 0:28:55

                  O Paranaense ao invés de se revoltar com essas medidas ainda dá a **** pro político dar umas palmadas. Bando de covardes.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  1 Respostas
                  • B

                    bombastus

                    25/11/2020 9:28:49

                    Revolta: essa é a palavra. Mas não uns contra os outros; contra essa manipulação toda.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.