IML que atende 28 municípios dos Campos Gerais funciona em dois contêineres desde agosto de 2018| Foto: Reprodução

Após mais de um ano funcionando de forma improvisada em contêineres frigoríficos, o Instituto Médico Legal (IML) de Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais, terá suas atividades transferidas para o imóvel do 3ª Distrito Policial, localizado no bairro Jardim Carvalho. A medida, também em caráter temporário, deve aliviar a situação dos 14 funcionários e dos familiares atendidos pelo órgão, que aguarda uma nova sede ao menos desde 2012.

CARREGANDO :)

Segundo a Secretaria de Estado da Segurança Pública e Administração Penitenciária (Sesp), a subsede do Instituto de Criminalística também passará a ser abrigada no imóvel. De acordo com a Polícia Civil, a transferência está confirmada, mas ainda não há uma previsão de quando deve ocorrer.

A unidade improvisada em contêineres, onde o IML passou a atender em agosto de 2018, deveria ser uma solução provisória, até que a sede do órgão na cidade, no bairro Nova Rússia, fosse reformado. O problema é que não houve interessados nas duas licitações realizadas para a execução das obras. Uma contratação emergencial com dispensa de licitação chegou a ser autorizada, mas novamente não houve empresa interessada no processo.

Publicidade

No último mês de junho, a Secretaria de Estado da Segurança Pública e Administração Penitenciária (Sesp) teve de realizar pregão para renovar a locação de contêineres e manter o IML funcionando, já que o contrato anterior venceu.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]

As estruturas, alugadas a um custo de R$ 73.110 para um período de 12 meses, estão instaladas em área anexa ao Hospital Universitário Regional de Ponta Grossa, no bairro Uvaranas. São dois contêineres frigoríficos de 6 metros de comprimento, 2,40 m de largura e 2,30 m de altura, com motor de refrigeração para controle de temperatura entre -20°C e 10°C, iluminação interna e divisória interna para isolamento de região para receber familiares dos mortos.

Corpos em estado de putrefação avançado, sem condições de serem recebidos no local, são transferidos para a unidade de Curitiba, a cerca de 115 km de distância.

UEPG finaliza projeto de para nova sede do IML

Alternativa à reforma da sede do IML, uma solução mais definitiva para os problemas enfrentados pelo órgão é a construção de uma nova sede, projeto em andamento por meio de parceria entre Polícia Científica e Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). O projeto arquitetônico e o termo de referência foram finalizados nesta semana e, na sequência, serão licitados projetos complementares de engenharia (estrutural e instalações elétricas, hidráulicas e de prevenção de incêndio).

Publicidade

A ideia é que, juntamente com o IML, seja construída uma ala destinada ao Centro de Estudos Anatômicos, voltado para os cursos da área de saúde da instituição. A estrutura deve abrigar ainda o Serviço de Verificação de Óbitos (SVO) da prefeitura, órgão destinado à análise de mortes naturais de pessoas que não tinham acompanhamento médico. Por enquanto ainda não há uma previsão para a licitação da obra.