O prefeito de Curitiba, Rafael Greca, tomando a primeira dose da vacina contra a Covid-19.| Foto: Ricardo Marajó / Prefeitura de Curitiba
Ouça este conteúdo

O prefeito de Curitiba, Rafael Greca, tomou neste sábado (17) a primeira dose da vacina contra a Covid-19. A imunização foi feita no Pavilhão da Cura do Parque Barigui, por volta das 11h. Ao chegar no local, o prefeito fez uma brincadeira ao dizer que “estava pronto para virar jacaré”.

CARREGANDO :)

Greca, que completou 65 anos neste sábado, disse que ainda faltam 98 mil doses para que todos os idosos de Curitiba sejam imunizados contra a Covid-19. “Nós temos a capacidade de vacinar 15 mil pessoas por dia. Se nos derem vacinas, nós vamos vacinar”, declarou o prefeito, ao informar que na sexta-feira 15.277 curitibanos receberam a dose do imunizante.

Na coletiva concedida à imprensa após a vacinação, Greca se disse feliz, mas também ansioso por cumprir o que chamou de “meu dever: imunizar a cidade inteira”. Na sequência, o prefeito afirmou: “Declaro a minha alegria de viver este momento. Eu que estive perto dos laços da morte porque contraí a Covid-19 no ano passado”.

Publicidade

Por fim, Greca disse que tem que confiar no ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, em relação ao envio de vacinas para a capital paranaense. “Ele nos assegurou que vai mandar todas as remessas e que o Brasil tem uma carteira de compras de 300 milhões de doses. Nós, em Deus, esperamos que isso se efetive”, declarou.

O prefeito de Curitiba, Rafael Greca, mostra o comprovante de vacinação ao lado da técnica de enfermagem Ângela Cristina Machado e da secretária municipal de Saúde, Márcia Huçulak. Foto: Ricardo Marajó

A Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba registrou, nesta sexta-feira (16), 495 novos casos de Covid-19 e mais 30 mortes de moradores da cidade infectados pelo novo coronavírus. Até o momento foram contabilizadas 4.371 mortes na cidade provocadas pela doença neste período de pandemia. Com os novos casos confirmados, 184.160 moradores de Curitiba testaram positivo para a Covid-19 desde o início da pandemia. A taxa de ocupação dos 523 leitos de UTI do SUS exclusivos para pacientes com sintomas da Covid-19 estava em 93%, com 39 leitos livres. A taxa de ocupação dos 764 leitos de enfermarias do SUS para Covid-19 estava em 84%, com 120 leitos vagos.