• Carregando...
Explosão atingiu quatro silos de estocagem de grãos com capacidade para 110 mil toneladas na cooperativa C.Vale.
Explosão atingiu quatro silos de estocagem de grãos com capacidade para 110 mil toneladas na cooperativa C.Vale. Nove morreram.| Foto: Divulgação/C.Vale

Atendendo a um pedido do Ministério Público do Trabalho (MPT-PR), a Justiça do Trabalho de Cascavel determinou que a cooperativa C.Vale, com sede em Palotina (PR), pague verbas indenizatórias às famílias dos trabalhadores que morreram na série de explosões no complexo de armazenamento de grãos, ocorrido no fim de julho. Nove pessoas morreram no acidente e outras 11 ficaram feridas. Três delas seguem hospitalizadas.

Receba as principais notícias do Paraná pelo WhatsApp

Na decisão do último domingo (6), a Justiça determinou 48 horas para que a cooperativa efetuasse o pagamento, sob o argumento de colocar em risco condições básicas de alimentação e moradia dos familiares. Entre os trabalhadores que perderam a vida, oito eram de origem haitiana e um era brasileiro.

Os pagamentos determinados à C.Vale referem-se às verbas rescisórias de todos os estrangeiros que morreram na explosão, por meio de conta bancária do Sindicato dos Trabalhadores na Movimentação de Mercadorias em Geral de Toledo (Sintomege). Os trabalhadores eram contratados pelo Sintomege e designados ao trabalho na cooperativa. Segundo a C.Vale, essa é uma prática habitual de contratação, principalmente de temporários em período de colheita.

A Justiça determinou ainda que a cooperativa faça depósitos mensais nas contas dos familiares das vítimas fatais, em valores correspondentes ao salário de cada um, e na conta bancária do trabalhador haitiano que segue hospitalizado. Na decisão, a Justiça destaca que não há acordo internacional de previdência social firmado entre Brasil e Haiti.

O depósito também deve ser feito na conta da viúva do funcionário brasileiro morto na explosão, até que ocorram as indenizações ou pagamento de pensão por morte.

A C.Vale disse que “foi notificada da decisão provisória proferida pela Justiça do Trabalho e procederá a análise jurídica e resposta nos autos, cumprindo com a legislação trabalhista”.

Trabalhadores recebem alta após acidente na C.Vale

Na manhã desta terça-feira (8), dois trabalhadores feridos na série de explosões na C.Vale receberam alta hospitalar. São eles:

  • Pierre Beauvais, 52 anos, ligado ao Sindicato dos Trabalhadores na Movimentação de Mercadorias. Trabalhador é de origem haitiana. Segundo a cooperativa, o quadro de saúde está "com boa evolução".
  • Weliton de Souza Dutra, 22 anos, funcionário da C.Vale. Quadro clínico com "boa evolução", segundo a cooperativa.

Apenas uma das pessoas feridas permanece internada. Francisca dos Santos, brasileira de 33 anos, é funcionária da Employer. De acordo com a C.Vale, ela segue recebendo tratamento em Curitiba e o quadro clínico ainda é considerado delicado.

Faleceram no acidente Saulo da Rocha Batista, de 53 anos; Alfred Lesperance, 44; Donald ST Cyr, 24; Eugênio Metelus, 53; Jean Michee Joseph, 29; Jean Ronald Calix, 27; Michelet Louis, 41 anos); Reginaldo Gegrard (30 anos) e Wicken Celestin (55 anos).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]