• Carregando...
Da esquerda para a direita, o procurador-geral de Justiça Gilberto Giacoia, o governador do Paraná Ratinho Junior, o promotor de Justiça Eduardo Cambi e o presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, desembargador José Laurindo de Souza Netto
Da esquerda para a direita, o procurador-geral de Justiça Gilberto Giacoia, o governador do Paraná Ratinho Junior, o promotor de Justiça Eduardo Cambi e o presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, desembargador José Laurindo de Souza Netto| Foto: Divulgação/MP-PR

O promotor de Justiça de Curitiba Eduardo Augusto Salomão Cambi será desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJ-PR). A escolha foi feita pelo governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior (PSD), nesta segunda-feira (15). A informação é da assessoria de imprensa da Casa Civil, que acrescentou que a nomeação ainda será publicada em Diário Oficial.

A vaga no TJ estava aberta em função da aposentadoria do desembargador Paulo Edison de Macedo Pacheco. Pela regra do quinto constitucional, a cadeira deveria ser preenchida por um membro do Ministério Público.

Além de Cambi, outros dez promotores de Justiça se inscreveram na primeira etapa da seleção, quando o próprio MP define uma lista com seis nomes para indicar ao TJ. A exigência para entrar na disputa é ter mais de dez anos de carreira. Na lista sêxtupla, os mais votados foram Cambi, com 9 votos, e a promotora de Justiça Karina Anastacio Faria de Moura Cordeiro, que também obteve 9 votos.

Com base na lista do MP, o Tribunal Pleno do TJ formou em 11 de julho uma lista tríplice para ser encaminhada ao governador Ratinho Junior. Além de Cambi e Karina Cordeiro, o promotor de Justiça José Américo Penteado de Carvalho integrava a relação de nomes.

A posse de Cambi será no próximo dia 22.

Trajetória

Eduardo Augusto Salomão Cambi ingressou no MP paranaense em 2004, passando pelas comarcas de Toledo, Marechal Cândido Rondon, Piraquara, Pinhais, São José dos Pinhais, Umuarama, Prudentópolis, Dois Vizinhos e Castro. Em Curitiba, atuou na Assessoria de Gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça e na Subprocuradoria-Geral de Justiça para Assuntos Jurídicos.

Entre 2013 e 2016 atuou como membro auxiliar do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e de 2013 a 2015 como assessor especial do Ministério da Justiça e Segurança Pública nas discussões relacionadas à reforma do Judiciário. Desde 2015 à frente da direção-geral da Escola Superior do Ministério Público do Paraná, Cambi assumiu a presidência do Colégio de Diretores das Escolas dos Ministérios Públicos do Brasil (Cdemp) no ano passado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]