• Carregando...
Guarapuava é cidade polo do Centro-Sul.
Guarapuava é cidade polo do Centro-Sul.| Foto: José Fernando Ogura/AEN-PR

Atrair mais indústrias para aproveitar toda a disponibilidade de matéria-prima e, com isso, gerar empregos. Essa é a prioridade apontada pela região de Guarapuava no programa Paraná Produtivo, iniciativa da Secretaria do Planejamento voltada ao desenvolvimento regional. Composta por 26 municípios, a região fica no Centro-Sul do PR, tem grande extensão territorial, mas é pouco desenvolvida e carente em infraestrutura. Antes de partir para a atração de indústrias, precisa melhorar estradas, tanto intermunicipais quanto rurais.

Receba as principais notícias do Paraná pelo WhatsApp.

“Temos grande produção de grãos (especialmente milho e cevada). Poderíamos produzir óleo de cozinha e cerveja, por exemplo”, diz Meire Tatiane Capelin, presidente da Associação Comercial de Reserva do Iguaçu, um dos municípios da região. “Temos também muita madeira, porém não beneficiamos o produto aqui para gerar emprego e agregar valor à mercadoria”, acrescenta Capelin, que integra o comitê do programa.

Segundo ela, há uma limitação logística na região. “O único município com boa localização e acesso fácil é Guarapuava. Os outros municípios são pequenos e com dificuldade de acesso, o que limita até a manutenção de serviços básicos”, diz.

“Precisamos dos órgãos públicos em cooperação com entidades privadas para que se desenvolvam políticas públicas, viabilizem recursos financeiros e também orientação para acessá-los”, defende. Segundo a presidente da associação, sabe-se da existência de projetos e linhas de crédito disponíveis, mas a população não tem conhecimento suficiente para se beneficiar disso.

Municípios com baixo IDH no Centro-Sul do PR

A advogada Cláudia Crisostimo, que é diretora de Propriedade Intelectual na Agência de Inovação da Universidade Estadual do Centro do Paraná (Unicentro), também integra o comitê do Paraná Produtivo. Segundo ela, a expectativa com a iniciativa é chamar a atenção do poder público para buscar políticas de desenvolvimento para a região como um todo, que tem um dos mais baixos Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do Paraná.

“Temos dificuldade de acesso, temos problemas tanto em relação às rodovias intermunicipais  quanto às estradas rurais”, observa. “O único aeroporto da região é o de Guarapuava e começou a funcionar há apenas um ano”, diz. Para Crisostimo, sem resolver esses problemas básicos fica difícil buscar o desenvolvimento dos municípios. “A partir da solução desses entraves será possível desenvolver áreas potenciais. O meio rural é caracterizado por áreas irregulares que nem sempre se prestam a grandes lavouras, mas pode-se melhorar as condições da agricultura familiar e explorar o turismo rural, como alternativa de renda”, observa.

O coordenador de Desenvolvimento e Integração Econômica da Secretaria do Planejamento, Marcelo Percicotti, diz que a potencialidade da região é muito grande. “Já há cooperativas estruturadas e muita produção”, afirma. A proposta do Paraná Produtivo é identificar as potencialidade e as necessidades locais e, a partir daí estruturar um plano de desenvolvimento. Para a sua execução, se busca a articulação entre o poder público, a iniciativa privada e o terceiro setor para que as ações necessárias sejam efetivadas.

Para a região de Guarapuava, a região 6 do Paraná Produtivo, o plano de desenvolvimento indica, além de investimentos em estradas urbanas e rurais, melhorias na conexão com a internet. A partir daí, incentivo à agricultura familiar, ao turismo rural e atração de indústrias. Além de Guarapuava, a região abrange os municípios de Inácio Martins, Manoel Ribas, Laranjeiras do Sul, Palmital, Pitanga, Quedas do Iguaçu, entre outros.

Palmital, um dos municípios menos desenvolvidos no Centro-Sul. (Divulgação/PR Produtivo).
Palmital, um dos municípios menos desenvolvidos no Centro-Sul. (Divulgação/PR Produtivo).

O Paraná Produtivo desenvolveu planos de desenvolvimento para oito regiões do Paraná, abrangendo 202 municípios que ainda não estavam contemplado por planos de desenvolvimento já em execução.   As oito regiões e suas cidades-polo são: Região 1 (Santo Antônio da Platina), Região 2 (Cornélio Procópio), Região 3 (Paranavaí), Região 4 (Cianorte e Umuarama), Região 5 (Campo Mourão), Região 6 (Guarapuava - Centro-Sul do PR), Região 7 (Irati e União da Vitória) e Região 8 (Telêmaco Borba, Castro e Ponta Grossa).

Ao longo de 2021, a Secretaria do Planejamento e a Paraná Projetos, empresa vinculada à pasta, realizaram oficinas em todas as regiões ouvindo as lideranças locais. A partir daí foram estruturados os planos de desenvolvimentos, já entregues este ano a todas elas. Agora, estão sendo estabelecidas as governanças locais do programa em cada região para a execução do planejamento.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]