• Carregando...
Um dos fundadores do Hospital Erasto Gaertner, Benedito Valdecir de Oliveira
Um dos fundadores do Hospital Erasto Gaertner, Benedito Valdecir de Oliveira| Foto: Divulgação/Hospital Erasto Gaertner

Um dos fundadores do Hospital Erasto Gaertner (HEG), Benedito Valdecir de Oliveira, faleceu aos 82 anos, por causas naturais. O hospital divulgou a notícia nesta terça-feira (20). O médico cirurgião oncológico foi referência no avanço do tratamento do câncer no estado do Paraná e no Brasil.

Receba as principais notícias do Paraná pelo WhatsApp

O corpo do médico foi velado nesta quinta-feira (21) na capela 4 do Cemitério Iguaçu, onde foi realizado o sepultamento, às 14h.

O cirurgião nasceu em Bernardino de Campos (SP) e se formou em medicina pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) em 1968. Oliveirase especializou em cancerologia e em cirurgia de cabeça e pescoço, se tornando membro da Sociedade Brasileira de Cancerologia. Em 1972, começou sua atuação em oncologia, participando da inauguração do Hospital Erasto Gaertner ao lado dos médicos Sérgio Hatscbach, Massakazu Kato e Marcos Montenegro.

"Conheci o Benedito na faculdade de medicina. A nossa decisão de atuar na oncologia surgiu ainda como estudantes. Atendemos pacientes muito necessitados, que precisavam de acolhimento. Foi um encontro que a medicina proporcionou, no momento certo, para cumprir a missão da oncologia no Paraná. Tinha grande poder de líder, de agregar equipes, uniu o grupo e colocou em prática o planejamento do professor Erasto Gaertner. Por esse motivo, o Benedito foi um expoente. Neste momento só agradeço a oportunidade de ter convivido com esse grande profissional e amigo de um tempo muito importante da minha vida", afirmou Sérgio Hatschbach, médico do Serviço de Ginecologia e Mama, do HEG.

Como forma de homenagem ao médico, o Conselho de Administração da Liga Paranaense de Combate ao Câncer e a Superintendência do hospital decretaram luto oficial de sete dias em toda a instituição. “A ciência está nos livros, mas o caráter é forjado pelo exemplo. Tive grandes exemplos em minha vida pessoal e profissional. Hoje, partiu o Dr. Benedito, influenciador de gerações de médicos no Paraná e no Brasil. Me ensinou a ser disciplinado e organizado. Me ensinou a respeitar o paciente não importando se de origem humilde ou de posses. Que missão gloriosa teve este grande cirurgião”, disse o diretor clínico do hospital Erasto Gaertner, José Clemente Linhares.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]