• Carregando...
Dona Lourdes  preferiu não concorrer nas últimas eleições
Dona Lourdes preferiu não concorrer nas últimas eleições| Foto: Albari Rosa / Arquivo Gazeta do Povo

A ex-vereadora de Curitiba Maria de Lourdes Beserra de Souza, 93 anos, conhecida como Dona Lourdes do Santa Quitéria, morreu na madrugada desta quinta-feira (01) no Hospital Ônix Batel, após passar dois dias internada com suspeita de Acidente Vascular Cerebral (AVC).

A morte foi confirmada nas redes sociais da vereadora. Ela exerceu quatro mandatos consecutivos na Câmara de Curitiba, até 2020, e não concorreu nas últimas eleições. Dona Lourdes se notabilizou pela assiduidade: no mandato de 2009-2012 não faltou a nenhuma das 451 sessões da Câmara.

O velório acontece na manhã desta quinta-feira, das 10h às 14h, na capela I do Cemitério Municipal. O sepultamento ocorrerá em seguida no Cemitério Parque Iguaçu.

Perfil de Dona Lourdes

Natural de Santa Catarina, Dona Lourdes iniciou sua carreira profissional em Ituporanga, na Central Telefônica Catarinense. Foi transferida para Blumenau e lá permaneceu por 13 anos. Em 1959, por motivos familiares, mudou-se para Curitiba e passou a trabalhar no departamento do PABX, que funcionava na Hermes Macedo, onde atuou por 30 anos. Em sua primeira eleição, recebeu 6.438 votos. Durante o período como vereadora, escolheu ações sociais como área prioritária de atuação e afirmava que buscava soluções para melhor atender as necessidades básicas das pessoas e garantir seus direitos sociais. Para a Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2021 foi autora de 13 emendas parlamentares, 7 apresentadas individualmente. Aportou a maior parte dos recursos à Fundação Cultural de Curitiba (FCC), ao Pequeno Cotolengo do Paraná, à Santa Casa de Misericórdia e à Entidade Fundação Ecumênica de Proteção ao Excepcional. Participou das comissões da Câmara de Educação, Cultura e Turismo, da Comissão Especial de Assuntos Metropolitanos, do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, da Comissão de Participação Legislativa e da Comissão de Serviço Público, dentre outras.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]