• Carregando...
Projeto do novo Viaduto do Tarumã em execução.
Projeto do novo Viaduto do Tarumã prevê alargamento e duas estações de ônibus, mas trincheiras previstas no projeto original foram retiradas.| Foto: Divulgação/Prefeitura de Curitiba

Começaram na manhã desta quarta-feira (25) as obras de ampliação do viaduto do Tarumã, em Curitiba. As obras fazem parte do pacote da Linha Verde e, nesta etapa, contemplam o alargamento do viaduto da Avenida Victor Ferreira do Amaral e instalação de duas estações de ônibus para integração do transporte coletivo. Com isso, o lado norte do viaduto e parte da rotatória debaixo dele estão bloqueados para o trânsito.

Receba as principais notícias do Paraná pelo WhatsApp

A expectativa pelas intervenções no viaduto vem desde 2018, com um anúncio do prefeito Rafael Greca nas redes sociais. Em 2019, veio a licitação. Além do alargamento, o projeto inicial previa um viaduto triplo, composto por uma trincheira que desafogaria o trânsito da Victor Ferreira do Amaral e de acesso à Linha Verde nas imediações do Colégio Militar do Exército. A trincheira permitiria a passagem dos carros por baixo da avenida.

Mudanças no caminho

A licitação, no entanto, foi cancelada e o projeto sofreu mudanças. À época, a construção dos novos acessos não era contemplada no mesmo lote da ampliação do viaduto do Tarumã. O novo edital reuniu as obras (alargamento do viaduto, estações de ônibus e construção dos acessos), mas retirou a construção da trincheira.

Em 2022, quando o novo edital foi lançado para concorrência, o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) justificou as mudanças afirmando que o objetivo das obras era incentivar o uso do transporte coletivo e que a retirada das trincheiras não impactaria negativamente – trazendo, inclusive, vantagens com a redução de custos.

O arremate do lote, em setembro do ano passado, foi da empresa Trial Engenharia, de São Paulo, por R$ 92,8 milhões. A empresa tem prazo de 18 meses para concluir a obra.

Projeto original do Viaduto do Tarumã, antes da modificação.
Aspecto do primeiro projeto de ampliação do Viaduto do Tarumã, com trincheiras para carros.| Projeto/Divulgação Prefeitura de Curitiba

Obras esperadas

Entre as intervenções previstas está a duplicação do viaduto, que passará a ter cinco pistas com faixas de ônibus, vias marginais e de tráfego local em sentidos opostos. O alargamento permitirá abrigar uma das novas estações do transporte público, a Tarumã, que será construída em cima do viaduto.

Já na parte de baixo da estrutura será instalada a estação Victor Ferreira do Amaral. Ambas farão a integração com linhas de ônibus da região metropolitana. Também serão construídos novos acessos para conexão com a Linha Verde Norte e Sul e revitalização das praças Cova da Iria e Mauro Ferreira, além de paisagismo e iluminação.

Bloqueios

Neste primeiro momento, a parte norte do Viaduto do Tarumã está totalmente bloqueada para as obras e parte da rotatória sob a estrutura viária, ao lado do Colégio Militar do Paraná e da Concessionária CCV, também.

A Superintendência de Trânsito (Setran) tem agentes no local. Também há indicação de rotas alternativas pela prefeitura de Curitiba, mas vale lembrar ao motorista utilizar aplicativos de trânsito e navegação para encontrar os melhores desvios. A prefeitura mantém ainda um serviço de WhatsApp para informações da obra, como rotas de desvios e pontos de bloqueio. O número é (41) 99876-2903.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]