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Biarticulado passa pela Praça do Japão.
O ligeirão na Praça do Japão. Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo| Foto: Gazeta do Povo

A Câmara de Curitiba aprovou em definitivo, nesta terça-feira (7), o remanejamento de R$ 62,9 milhões do orçamento municipal para a realização de obras no sistema de transporte coletivo da capital.

De acordo com a mensagem enviada pela gestão de Rafael Greca (DEM) aos vereadores, os recursos serão destinados a intervenções para aumento da capacidade e da velocidade do BRT (Bus Rapid Transit) dos eixos Norte-Sul e Leste-Oeste.

As obras incluem a readequação das canaletas para a linha Ligeirão; a melhoria de calçadas e passagens em nível para acesso às estações-tubo; e a reforma e ampliação de terminais de ônibus na capital.

Os recursos estavam alocados no Fundo de Urbanização de Curitiba (FUC) e, com o projeto, passam a ser administrados pela Secretaria Municipal de Obras Públicas. De acordo com a prefeitura, a mudança é necessária por conta da natureza jurídica do FUC, que não pode atender às cláusulas do termo de compromisso firmado entre o Executivo municipal e o agora extinto Ministério das Cidades.

Para começar a valer, o texto ainda precisa da sanção de Greca.

O que precisa ser ampliado

Hoje, Curitiba possui três linhas do chamado Ligeirão em funcionamento: Boqueirão; Pinheirinho/Carlos Gomes; e Santa Cândida/Praça do Japão.

No caso da linha Norte-Sul - que hoje termina na Praça do Japão -, o projeto inclui a ampliação do trajeto até o terminal do Pinheirinho. Para isso, é preciso fazer o desalinhamento das estações-tubo ao longo das Avenidas República Argentina e Winston Churchill, permitindo que o Ligeirão ultrapasse os ônibus que param em todos os pontos.

Também está nos planos a implementação do Ligeirão no eixo Leste-Oeste. Em agosto do ano passado, a prefeitura de Curitiba iniciou o processo de licitação para reforma do Terminal Vila Oficinas, na regional Cajuru. O terminal precisa passar por adaptações para que o novo Ligeirão possa ser implementado.

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