Dose da Coronavac, imunizante que será distribuído aos estados nesta segunda-feira (18)| Foto: Governo do Estado de São Paulo
Ouça este conteúdo

Para a fase emergencial da imunização contra a Covid-19, o Paraná tem garantidas 265,6 mil doses da vacina Coronavac, que devem chegar nesta segunda-feira (18) em 6.640 caixas, segundo o Ministério da Saúde. A quantidade é pouco mais da metade das 400 mil que a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) previa receber.

CARREGANDO :)

Assim que as doses desembarcarem por volta de 18h30 no Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na grande Curitiba, uma parte deve ir direto para o Hospital do Trabalhador, no bairro Portão, onde serão vacinados profissionais de saúde do hospital referência no tratamento da Covid-19 no estado, os primeiros paranaenses a serem imunizados. Desse total, 24,4 mil doses vão para Curitiba.

As principais notícias do Paraná no seu WhatsApp

Publicidade

Até sexta-feira (15), a expectativa era contar com 300 mil doses da Coronavac e outras 100 mil da vacina de Oxford/AstraZeneca. Mas o governo da Índia travou o envio de 2 milhões de doses da Oxford Astrazeneca sob a alegação de que toda a produção do imunizante será prioritariamente aplicada no próprio país. Com isso, o avião da companhia Azul que traria os imunizantes semana passada não decolou para Mumbai.

As 265,6 mil doses que o Paraná vai receber serão suficientes para imunizar um total de 126.481 pessoas, considerando duas doses e perda técnica, segundo o Ministério da Saúde. Do total, 22.720 doses estão reservadas para a população indígena e 242.880 para o restante dos grupos prioritários: profissionais de saúde que atuam diretamente na Covid-19 e idosos que vivem em asilos e seus cuidadores. Os imunizantes serão destinados a 12.224 pessoas com 60 anos ou mais, 482 pessoas com deficiência, 10.816 indígenas e 102.959 profissionais da saúde, de acordo com a pasta.

Ao todo, 6 milhões de doses da Coronavac importadas da China pelo Instituto Butantan começam a ser distribuídos para todos os estados na manhã desta segunda-feira (18) a partir do Centro de Distribuição Logística do Ministério da Saúde, em Guarulhos (SP). O Ministério da Saúde terá o apoio da Associação Brasileira de Empresas Aéreas, por meio das companhias aéreas Azul, Gol, Latam e Voepass, para transporte gratuito da vacina.

Distribuição

Cada estado ficará responsável pela distribuição dos imunizantes aos municípios. No Paraná, a Sesa calcula que levará de dois a três dias na distribuição para todas as 399 cidades do estado. Nesta segunda-feira (18), a secretaria conclui a entrega, em todas as 22 regionais do estado, das seringas e agulhas, além de outros insumos que serão utilizados na vacinação. Ao todo, serão 1.850 salas de vacinas no Paraná.

O estado vai seguir o Plano Nacional de Imunização do Ministério da Saúde, aplicando essas doses emergenciais em profissionais de saúde da linha de frente do coronavírus, idosos que vivem em asilo e seus cuidadores, além de índios com mais de 18 anos que vivem nas 30 aldeias do estado. O Paraná pretende imunizar 4 milhões de pessoas até o fim de maio.

Publicidade
Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]
Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]