• Carregando...
Aldeia Tekoha Ocoy, em São Miguel do Iguaçu
Aldeia Tekoha Ocoy, em São Miguel do Iguaçu| Foto: cedida pela comunidade Ocoy

Ao menos 64 indígenas que vivem no Paraná já foram infectados pelo novo coronavírus. Além disso, há 197 casos suspeitos de indígenas contaminados. Eles ainda aguardam resultado de exames. Outros 150 indígenas chegaram a fazer os exames, mas eles deram negativo. Os números foram revelados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e se referem a registros de uma semana atrás, 8 de julho.

WHATSAPP: receba notícias do Paraná no celular

Os casos confirmados, suspeitos e descartados envolvendo a população indígena apareceram em 32 cidades do Paraná (veja abaixo) e atingiram diferentes etnias indígenas.

Uma situação emblemática, já mostrada pela Gazeta do Povo em junho, ocorreu na Terra Indígena Tekoha Ocoy, em São Miguel do Iguaçu, no Oeste do Paraná. A aldeia registrou 35 casos de infecção por coronavírus entre os quase 900 indígenas (210 famílias) que vivem lá, da etnia Avá Guarani. Por causa disso, o cacique da Ocoy, Celso Jopoty Alves, optou por fechar os dois acessos à comunidade.

Procurada pela Gazeta do Povo nesta quinta-feira (16), a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), órgão que responde pela saúde indígena no país e é ligada ao Ministério da Saúde, ainda não deu retorno. De acordo com números disponibilizados pela Sesai na internet, já foram registrados 10.889 casos confirmados de infecção por coronavírus de indígenas, em todo país. Além disso, 218 indígenas morreram em decorrência da Covid-19. Os números são de quarta-feira (15).

Um levantamento paralelo, contudo, elaborado pela Associação dos Povos Indígenas do Brasil (Abip), aponta para a possibilidade de subnotificação dos números da doença na população indígena. Na terça-feira (14), a Abip divulgava números maiores: 15.180 casos confirmados e 517 mortes. A diferença em relação aos números oficiais ocorreria em função da exclusão de indígenas que vivem em centros urbanos ou em terras ainda em processo de demarcação – ou seja, a Sesai apenas consideraria indígenas que vivem em terras já homologadas.

A Funai (Fundação Nacional do Índio) informa que o Brasil tem 817.963 indígenas (502.783 vivem na zona rural e 315.180 em zonas urbanas). A fonte da Funai são os resultados preliminares do Censo Demográfico de 2010, realizado pelo IBGE. Em todo o Paraná, segundo o mesmo estudo do IBGE, existem 25.915 indígenas autodeclarados (eram 31.488 no Censo de 2000).

Cidades que registraram casos  

Os 411 casos confirmados, suspeitos e descartados envolvendo a população indígena no Paraná foram registrados em 32 cidades do Paraná. São elas: Altonia, Araucária, Campo Mourão, Cândido de Abreu, Cascavel, Chopinzinho, Coronel Domingos Soares, Coronel Vivida, Curitiba, Diamante D´Oeste, Espigão Alto do Iguaçu, Foz do Iguaçu, Guaíra, Irati, Itaipulândia, Londrina, Manoel Ribas, Maringá, Munhoz de Melo, Nova Laranjeiras, Ortigueira, Paiçandu, Paranavaí, Ponta Grossa, Rolândia, Santa Helena, São José dos Pinhais, São Miguel do Iguaçu, Tamarana, Tapejara, Terra Roxa e Tupassi.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]