• Carregando...
PR confirma quarto caso de variante delta; homem de 58 anos morreu em maio
| Foto: Américo Antonio/SESA

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) confirmou na tarde desta quarta-feira (7) o quarto caso da variante delta do coronavírus no Paraná. Trata-se de um homem de 58 anos também residente em Apucarana e que, como os três casos anteriores, faz parte do mesmo núcleo familiar que vem sendo investigado no município. Ele teve sintomas em 19 de abril, positivou para Covid-19 no dia 26 do mesmo mês, foi internado em uma enfermaria, transferido para UTI, e não resistiu, vindo a óbito em 14 de maio. Ele era filho da mulher que é o primeiro caso positivo da variante no Paraná, divulgado no início de junho.

A cepa foi confirmada por sequenciamento genômico do vírus SARS-CoV-2 realizado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro. De acordo com a Sesa, ainda não há transmissão comunitária por se tratar de contato próximo ao primeiro caso, sendo considerado pela vigilância epidemiológica caso de transmissão local.

“A vigilância destes casos é uma das grandes preocupações neste momento de pandemia, exatamente para identificarmos a circulação viral. Os casos confirmam que a variante delta está presente no Estado desde o mês de abril, mas ainda temos a prevalência da variante gama (P.1)”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

O primeiro caso da variante delta foi confirmado através de seleção aleatória de amostras para sequenciamento genômico. A presença foi confirmada em uma mulher de 71 anos, que chegou a ser internada, mas teve alta e está bem.

A partir do resultado, outras investigações epidemiológicas foram desencadeadas, chegando a uma gestante que tinha chegado do Japão e que teve contato com a filha do primeiro caso. A gestante, que morreu no dia 18 de abril, foi o segundo caso confirmado. O terceiro, divulgado na manhã desta quarta-feira (7), se trata do marido da mulher do primeiro caso. O homem, de 74 anos, foi internado, mas teve alta hospitalar no dia 20 de maio e está sendo acompanhado clinicamente.

119 casos seguem em investigação

A partir do primeiro caso, o Lacen (Laboratório Central do Estado) selecionou 234 amostras da região para sequenciamento genômico, todos relacionados à mulher do primeiro caso. Destas, 115 já têm resultado, com esses outros três casos confirmados, e 119 seguem em investigação. O Lacen envia quinzenalmente amostras para investigação e monitoramento das cepas circulantes no Paraná. A seleção é feita de forma aleatória e cumpre critérios técnicos e epidemiológicos, ou seja, refletem um recorte do cenário epidemiológico do momento e servem de base para pesquisa e informação.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]