• Carregando...
exigência de vacinas
A dose de reforço deve ser aplicada quatro meses após a segunda dose, preferencialmente com a vacina da Pfizer.| Foto: Albari Rosa/Foto Digital/Gazeta do Povo

Adolescentes entre 12 e 17 anos poderão receber a dose de reforço das vacinas contra a Covid-19 a partir desta semana no Paraná. A decisão foi anunciada pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) nesta segunda-feira (30), após o recebimento de uma Nota Técnica do Ministério da Saúde recomendando a aplicação da terceira dose dos imunizantes.

Receba as principais notícias do Paraná pelo WhatsApp

A Sesa orientou os municípios para que esse público receba, de forma prioritária, doses da vacina da Pfizer. Em caso de indisponibilidade do imunizante, novas doses começarão a ser enviadas a partir do próximo dia 1º de junho. Até o recebimento, a orientação é que sejam utilizadas as doses da Coronavac.

A dose de reforço, que antes era indicada apenas para os maiores de 18 anos, agora foi estendida aos adolescentes porque, segundo o Ministério da Saúde, “existe uma tendência de redução da efetividade das vacinas contra a Covid-19 com o passar do tempo e, por este motivo, deve-se utilizar os imunizantes disponíveis para garantir doses de reforço para todos os indivíduos elegíveis”.

Para o secretário estadual de Saúde, César Neves, o apoio das equipes municipais é imprescindível para garantir a vacinação deste novo público. “Precisamos que os municípios continuem seguindo as orientações e principalmente reforçando ações de vacinação para atingirmos o maior número de pessoas possíveis. A vacinação é nossa maior ferramenta no combate à doença”, afirmou.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]