| Foto: Gazeta do Povo
Ouça este conteúdo

Uma nova decisão judicial do Tribunal de Justiça (TJ) do Paraná, assinada nesta sexta-feira (17), proíbe o acesso das pessoas às praias de Guaratuba, como medida de prevenção à circulação do coronavírus.

RECEBA notícias do Paraná pelo WhatsApp

CARREGANDO :)

O imbróglio começou no início de abril, quando o prefeito da cidade, Roberto Justus (DEM), assinou um decreto (23.337/2020) no qual, entre outras coisas, restringia o acesso, o trânsito e a permanência em todas as praias, faixas de areia, calçadões, baías e rios do município de Guaratuba, para qualquer finalidade, inclusive práticas esportivas. Mas, no último dia 15, atendendo a um pedido de um morador da cidade, o desembargador José Maurício Pinto de Almeida, do TJ, suspendeu os efeitos daquele trecho do decreto municipal, no âmbito de um Habeas Corpus.

O prefeito da cidade reclamou publicamente da medida e entrou com um mandado de segurança no TJ contra a decisão judicial – o pleito foi acolhido nesta sexta-feira (17), véspera de feriado de Tiradentes, pelo desembargador Paulo Edison de Macedo Pacheco.

Publicidade

Para Pacheco, uma possível "aglomeração nos próximos dias" por causa do feriado seria um "injustificável prejuízo a todo o esforço que se tem  feito para continuidade do isolamento social tão necessário para a preservação do maior número possível de vítimas durante o período em que perdurar essa lamentável pandemia que assola a população mundial".

O magistrado lembrou ainda de uma decisão recente do Supremo Tribunal Federal (STF), que, por unanimidade, se manifestou a favor da autonomia de estados e municípios para decretar medidas restritivas. O STF "confirmou o entendimento de que as medidas adotadas pelo governo federal na Medida Provisória 926/2020 para o enfrentamento do novo coronavírus não afastam a competência concorrente nem a tomada de providências normativas e administrativas pelos estados, pelo Distrito Federal e pelos municípios", escreveu Pacheco.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]
Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]