• Carregando...
Mais doses da vacina da Astrazeneca chegaram nesta quinta-feira (6) no Paraná
Mais doses da vacina da Astrazeneca chegaram nesta quinta-feira (6) no Paraná| Foto: AEN

O Paraná recebeu mais 242 mil doses de vacina contra a Covid-19 na tarde desta quinta-feira (6). A 18ª remessa do Ministério da Saúde é da vacina Covishield, desenvolvida pela empresa Astrazeneca, em parceria com a Universidade de Oxford. As doses serão destinadas às gestantes, puérperas, pessoas com comorbidades e pessoas com deficiência permanente grave. Segundo o Ministério da Saúde, o Paraná deve receber na próxima semana mais 67.774 doses da vacina Comirnaty da Pfizer/BioNTech.

Receba notícias do Paraná pelo WhatsApp

“Inicialmente concentraremos este segundo lote da Pfizer aqui no Cemepar [Centro de Medicamentos do Paraná], em Curitiba, mas isso não impedirá a descentralização para outros municípios, desde que possuam armazenamento adequado para manter as doses refrigeradas por até cinco dias”, explicou o secretário estadual da Saúde, Beto Preto.

A primeira remessa da Pfizer ao Paraná, no último dia 3, ficou integralmente reservada para Curitiba, em função das condições especiais de armazenamento dos imunizantes. Mas, no início da semana, Beto Preto já sinalizou que há condições de entrega de vacinas da Pfizer também para outras cidades do Paraná, como Londrina, Maringá e Cascavel.

A Pfizer tem as seguintes validades de acordo com a temperatura de refrigeração: até 6 meses (validade máxima) se conservada entre -80ºC a -60ºC; até 14 dias entre -25ºC a -15ºC; e até 5 dias entre 2ºC a 8ºC. Quando diluída em soro fisiológico para preparação, o total de seis doses por frasco deve ser utilizado em até seis horas, sob refrigeração de 2ºC a 8ºC.

A prefeitura de Curitiba informou que recebeu do governo estadual nesta quinta-feira (6) uma parte do lote da Pfizer: 11.700 doses. "É a primeira parte [da remessa total de 32.760] e vão permitir a Curitiba a conclusão do primeiro grupo prioritário do Plano Nacional de Imunização (profissionais de saúde) e também iniciar a vacinação do grupo de comorbidades, com pacientes de hemodiálise e deficientes mentais institucionalizados", explicou a prefeitura.

O Ministério da Saúde recomendou esta semana que o intervalo entre a primeira e a segunda dose do imunizante Comirnaty da Pfizer seja de 12 semanas (três meses), assim como já é adotado com a Astrazeneca. A recomendação inicial (prevista na bula) era de 21 dias entre as doses.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]