• Carregando...
Nova ferramenta passa a executar as finanças do Estado a partir de janeiro
Nova ferramenta passa a executar as finanças do Estado a partir de janeiro| Foto: Gilson Abreu/AEN

O Sistema Único e Integrado de Execução Orçamentária, Administração Financeira e Controle (Siafic), lançado oficialmente na terça-feira (19), é a nova ferramenta que passa a executar as finanças do Paraná já partir de janeiro.

Receba as principais notícias do Paraná pelo WhatsApp

O secretário da Fazenda, Renê Garcia Junior, ressaltou que o sistema irá propiciar mais qualidade na transparência dos dados contábeis e das apropriações das receitas e despesas do Estado. "Ele vai auxiliar na integração entre diversos módulos e sistemas da administração pública, além de proporcionar novas funcionalidades para avaliar a utilização de verbas e incorporar a certificação digital aos processos internos", afirma.

O Siafic faz parte do Programa de Apoio à Gestão dos Fiscos do Brasil - Profisco - de modernização fiscal que começou em 2021 e vai até 2025. Os valores de financiamento para todo período serão feitos, em parte pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em parte pelo recurso do estado.

A Secretaria informou que o Siafic possui um custo de R$ 35 milhões referentes ao licenciamento e implantação do sistema; 80% do valor já foi desembolsado. No Paraná, o Profisco já conta com 107 contratos assinados, em um total de aproximadamente R$ 204 milhões.

Informações em tempo real para Secretaria da Fazenda

Garcia destacou que o novo sistema disponibiliza informações em tempo real para operação dos Núcleos Fazendários do Estado, cruciais para a execução do orçamento a partir de 1º de janeiro de 2024.

"Nós montamos inclusive uma sala de situação, de onde poderemos acompanhar em tempo real toda a migração dos dados para o novo sistema para resolver todo e qualquer eventual problema que venha a surgir neste período de transição", explica.

A Secretaria de Fazenda comentou, ainda, que o sistema tem por origem, qualificar o gasto público, com vertentes que permitam uma visão detalhada dos custos dos programas de todas as secretarias e da administração indireta.

Mais de 1.400 servidores participaram de capacitações para a operação do Siafic, seja na segurança, na execução orçamentária, financeira e contábil ou na compreensão da estrutura do sistema.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]