• Carregando...
producao-leite-destaque
Paraná é um dos destaques nacionais na produção de leite. Dois dos três municípios que mais produzem leite estão no estado| Foto: Ivonaldo Alexandre/Arquivo/Gazeta do Povo

Três municípios paranaenses lideram o ranking nacional de produção de itens de origem animal, segundo a Pesquisa Pecuária Municipal, divulgada nesta quinta pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Castro é o maior produtor de leite; Ortigueira, de mel; e Nova Esperança, de casulos de bicho da seda.

As informações do Paraná no seu WhatsApp

Outros rankings nacionais em que há destaques paranaenses são o de rebanho de suínos e de matrizes de suíno, nos quais Toledo é o líder; e de produção de tilápias e alevinos, cujo topo é ocupado por Nova Aurora.

No ranking por estados, o Paraná é líder no número de galináceos (galos, galinhas, frangos e pintinhos), com 26,5% do efetivo nacional – Cascavel tem o segundo maior plantel entre os municípios –; na produção de mel (15,7%); de casulo de bicho da seda (83,9%); de tilápias (37,2%) e alevinos (30,6%).

Apesar de ter duas cidades no pódio do ranking de maiores produtoras de leite – Castro e Carambeí -, o estado só tem o terceiro maior rebanho de vacas ordenhadas, atrás de Minas Gerais e Goiás. No top 10 do ranking do leite, os mineiros têm sete cidades.

O número de animais ordenhados no ano passado caiu 3,7% em relação ao ano anterior, o que contribuiu para que o Sul deixasse de ser a maior região produtora de leite no país.

Apesar de o Paraná ter o município com o maior plantel na suinocultura, o líder entre os estados é Santa Catarina, com 7,6 milhões de suínos. No ano passado, o rebanho paranaense caiu 0,8% para 6,8 milhões de animais, seguindo uma tendência verificada entre seis dos dez maiores produtores nacionais.

A piscicultura brasileira está sendo impulsionada pela criação de tilápias, na qual o estado se destaca. A produção nacional de peixes aumentou 1,7%, enquanto a de tilápias aumentou o dobro. Além de Nova Aurora, outro município que tem se destacado no ranking nacional é Toledo, que ocupa a 4ª posição.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]