• Carregando...
Por falta de doses, Curitiba suspende a vacinação contra covid-19 para os caminhoneiros a partir desta quarta-feira (30/6).
Foto: Luiz Costa/SMCS
Vacinação contra a Covid-19 em Curitiba.| Foto: Luiz Costa/SMCS

O secretário estadual de Saúde, Beto Preto, confirmou nesta quinta-feira (9) que o Paraná vai receber a partir do próximo dia 15 as doses de vacinas contra a Covid-19 que serão aplicadas em adolescentes e como reforço vacinal nos idosos. De acordo com o secretário, a aplicação das doses nesses públicos foi formalizada por notas técnicas emitidas pelo Ministério da Saúde.

Receba um boletim diário com notícias do Paraná

A quantidade de doses a ser enviada pelo ministério ao Paraná ainda está sendo calculada, com base na estimativa populacional do estado. “As doses específicas para adolescentes e reforço devem ser enviadas nas pautas de distribuição realizadas a partir da semana que vem. Não há como fixar uma data para este início porque dependemos do envio do Ministério da Saúde, mas descentralizaremos para os municípios assim que chegarem e faremos chegar até o braço dos paranaenses”, afirmou o secretário.

Pfizer deve ser usada em adolescentes

De acordo com Beto Preto, a vacinação dos paranaenses com idades entre 12 e 17 anos deve ser feita prioritariamente com os imunizantes da Pfizer. O secretário informou que haverá uma ordem de prioridade para a aplicação das doses. “Inicialmente, serão vacinados aqueles com deficiência permanente, comorbidades, gestantes e puérperas, privados de liberdade e depois aqueles sem comorbidades”, explicou.

Reforço em idosos com mais de 70 anos

As doses de reforço serão direcionadas para os idosos com mais de 70 anos e aqueles que estão imunossuprimidos – pacientes com imunodeficiência primária grave, em tratamento de quimioterapia contra câncer, transplantados, portadores de HIV ou pacientes em hemodiálise, por exemplo. “Essa imunização se dará preferencialmente com a vacina de RNA mensageiro, a da Pfizer, ou, de maneira alternativa, vacina de vetor viral, como a da Janssen ou AstraZeneca. É para idosos acima de 70 anos, seis meses após a segunda dose ou a dose única, e para os imunossuprimidos, 28 dias após a segunda dose ou a dose única”, detalhou o secretário.

Mais doses

As cerca de 158,9 mil doses de vacinas contra a Covid-19 entregues ao estado nesta quinta-feira (9) serão encaminhadas às regionais de saúde a partir de sexta-feira (10). Elas fazem parte das mais de 619.310 doses que chegaram ao Paraná durante toda a semana, e que serão utilizadas para a primeira aplicação (257,5 mil doses) e para a segunda aplicação (361,7 mil doses).

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) está mantendo armazenado na Central de Medicamentos do Paraná (Semepar) um outro lote de 338 mil doses de vacinas produzidas pelo Instituto Butantan. Segundo a Sesa, houve a determinação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para que a carga seja verificada por causa de uma mudança no professo de fabricação. Essas doses só poderão ser encaminhadas aos municípios após liberação da Anvisa.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]