• Carregando...
Paraná tem 47% dos veículos com licenciamento irregular
Paraná tem 47% dos veículos com licenciamento irregular| Foto: Albari Rosa/AEN

Dos mais de 8 milhões de veículos com placas emitidas pelo Paraná, aproximadamente 47% estão com documentos em atraso, não gerando o licenciamento obrigatório para circulação. O alerta é do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) para esta época do ano em que, com mais veículos circulando pelas ruas, também aumentam as fiscalizações pelos órgãos competentes.

Receba as principais notícias do Paraná pelo WhatsApp

Para a emissão do Certificado de Licenciamento Anual (CRLV) é necessário que o veículo esteja sem nenhum débito. O motorista que for flagrado circulando com veículo que não esteja licenciado estará cometendo uma infração gravíssima, conforme prevê o artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Pode receber multa no valor de R$ 293,47, sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e, ainda, remoção do veículo.

Serviço

O CRLV é um documento de porte obrigatório a todos os condutores de automóveis e expedido anualmente pelo Detran de cada estado, indicando que o veículo está apto para circular pelas vias do país.

No Paraná, o documento é emitido de maneira online. Para obter o certificado é necessário quitar todos os débitos do veículo, emitir e pagar a guia no valor de R$ 86,50. O documento é emitido em até três dias após a efetivação do pagamento, nos casos de veículos com débitos de multas e IPVA. O documento está disponível exclusivamente em versão digital, podendo ser verificado pelo aplicativo do Detran-PR; Carteira Digital de Trânsito (CDT) e pelo portal do Detran-PR.

Calendário do licenciamento 2022 no Paraná

  • Placas com final 1 e 2 – agosto
  • Placas com final 3, 4 e 5 – setembro
  • Placas com final 6, 7 e 8 – outubro
  • Placas com final 9 e 0 – novembro
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]