• Carregando...
Cataratas são o terceiro principal destino turístico do país
Cataratas são o terceiro principal destino turístico do país| Foto: Jose Fernando Ogura / AEN

Foi aberta nesta terça-feira (27) pelo Ministério do Meio Ambiente, a consulta pública para a proposta de nova concessão à iniciativa privada do Parque Nacional do Iguaçu, localizado no oeste do Paraná. O concessionário deve investir na proteção ambiental e nos serviços de visitação, impulsionando o turismo. São esperados investimentos obrigatórios de mais de R$ 500 milhões em infraestrutura e R$ 3,6 bilhões em investimentos operacionais, gerando oportunidades de emprego e renda para a população do entorno.

Receba as principais notícias do Paraná pelo celular

Entre as propostas, que devem ser desenvolvidas no prazo de cinco anos, estão a estruturação de novos polos de visitação, um novo sistema de transporte, mais eficiente e sustentável, trilhas para pedestres e bicicletas, além de outras melhorias na infraestrutura. As medidas devem promover mais conforto, segurança e novos atrativos para os visitantes. O concessionário ficará responsável por executar, também, serviços de monitoramento, segurança e infraestrutura nos parques.

O parque abriga as Cataratas do Iguaçu, principal atrativo da região e terceiro destino turístico do país, que só em 2020 recebeu mais de 650 mil visitantes. É também moradia de várias espécies da biodiversidade brasileira, possibilitando a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação ambiental e de turismo ecológico.

A abertura de consulta pública do Parque Nacional do Iguaçu integra a agenda do Ministério do Meio Ambiente que prevê a concessão à iniciativa privada de várias unidades de conservação do país para investimentos em ações de proteção ambiental e fomento ao turismo nas regiões. Nesta etapa de consulta também serão realizadas audiências públicas, no dia 20/5 (Foz do Iguaçu) e 21/5 (Céu Azul), das 9 às 12h. Para participar, é preciso se inscrever neste link.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]