• Carregando...
Posse dos vereadores de Curitiba eleitos nas urnas de 2020
Posse dos vereadores de Curitiba eleitos nas urnas de 2020| Foto: Rodrigo Fonseca/CMC

Entre 38 vereadores de Curitiba, 19 se declaram de direita ou de centro-direita. É o que revela o resultado de um questionário apresentado pela Gazeta do Povo a todos os parlamentares que tomaram posse no último dia 1º na Câmara de Vereadores da capital. Quando perguntados sobre como eles mais se identificam dentro do espectro ideológico, 11 responderam “centro”; dez são de “centro-direita”; nove de “direita”; três de “esquerda”; três de “centro-esquerda”; e dois não responderam ao questionário até o fechamento do levantamento.

RECEBA notícias de Paraná pelo Whatsapp

Além do campo ideológico, outras perguntas foram feitas aos vereadores. A Gazeta do Povo pediu, por exemplo, que citassem uma "figura política brasileira que admira". Entre os nomes, surgem FHC, Lula, Bolsonaro, Marielle Franco, Getúlio Vargas. Só Ulysses Guimarães foi apontado por quatro vereadores. O levantamento também buscou saber quais eleições eles já disputaram até aqui. O vereador reeleito Tito Zeglin (PDT), por exemplo, já se inscreveu em 11 eleições ao longo da sua trajetória política. Na Câmara de Curitiba, ele está indo para o seu nono mandato. Já Sidnei Toaldo (Patriota) foi eleito vereador na capital em sua primeira disputa eleitoral.

O questionário também traz outras informações, como histórico de filiações partidárias, parentes na política, bairro onde mora. Confira o perfil completo de cada vereador logo abaixo:

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]