• Carregando...
Cerimônia de posse dos vereadores de Curitiba foi virtual em 2021
Cerimônia de posse dos vereadores de Curitiba foi virtual em 2021| Foto: Rodrigo Fonseca/CMC

Os vereadores da 18ª legislatura da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) tomaram posse em sessão virtual nesta sexta-feira (1). Na sequência, serão empossados o prefeito e vice, Rafael Greca e Eduardo Pimentel. No sábado (2), os vereadores, em sessão presencial, irão eleger a Mesa Diretora para o biênio 2021-2022.

As duas cerimônias da Câmara serão presididas pela vereadora de primeiro mandato Indiara Barbosa (Novo), parlamentar mais votada da eleição de 2020. Compõem a Mesa Provisória os vereadores Tito Zeglin (PDT) e Carol Dartora (PT).

A sessão desta sexta foi comandada da Câmara, e os demais vereadores participaram virtualmente. Coube ao vereador Tito Zeglin fazer a leitura dos nomes de todos os eleitos e do juramento. Na sequência, todos responderam individualmente, reiterando o compromisso.

O termo de posse foi assinado por Indiara, Zeglin e Carol. Os demais parlamentares assinarão seus documentos no sábado, quando haverá sessão presencial.

Antes de ler o termo de posse, Carol Dartora fez uma manifestação. "Vencemos, chegamos e ocupamos. Pela primeira vez, uma mulher negra ocupa esse espaço, e vamos continuar resistindo", afirmou, com o punho erguido. Carol foi a primeira vereadora negra eleita em Curitiba.

O vereador Osias Moraes (Republicanos) fez o discurso da cerimônia de posse. Ele destacou, entre outras coisas, o papel das mulheres no Legislativo e fez uma prece para todos os vereadores. Essa fala encerrou a sessão solene.

Escolha da Mesa Diretora será no sábado (2)

Os vereadores se reunirão no sábado (2) para definir o comando da Casa nos próximos dois anos. Na eleição para Mesa Diretora serão escolhidos o presidente do Legislativo curitibano, o primeiro e o segundo vice-presidentes; o primeiro, o segundo, o terceiro e o quarto-secretários; o corregedor e o vice.

Para concorrer aos cargos, é possível registrar a candidatura individual ou em chapa. O sistema de votação é nominal, e é preciso maioria absoluta de votos (20 vereadores). Caso algum cargo não obtenha os votos mínimos, será realizada nova votação, e o eleito será o mais votado ou, em caso de empate, o mais idoso. Os eleitos ficam automaticamente empossados.

Os mandatos são de dois anos, vedada a reeleição para o mesmo cargo, na mesma legislatura.

Como mostrou a Gazeta do Povo, a eleição para a presidência da Casa promete ser uma das mais acirradas dos últimos tempos, com a provável disputa entre Sabino Picolo (DEM) e Tico Kuzma (PROS).

Veja como foi a sessão de posse dos vereadores de Curitiba

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]