• Carregando...
Perdas agrícolas podem comprometer bom desempenho da produção do Paraná em 2024.
Perdas agrícolas podem comprometer bom desempenho da produção do Paraná em 2024.| Foto: Gilson Abreu/Agência de Notícias do Paraná

O último ano foi de recuperação para as cooperativas paranaenses que, apesar de adversidades climáticas, resquícios de crise econômica, entraves de logística, armazenamento e mão de obra disponível, aumentaram o faturamento em 8,5%, o correspondente a R$ 202 bilhões. Mesmo com boa expectativa para 2024, o secretário da Agricultura e do Abastecimento do Paraná, Norberto Ortigara, admite que será um ano desafiador.

As principais notícias do Paraná no seu WhatsApp

“Um ano climaticamente complicado. Estamos em processo de perdas agrícolas. Um ano com taxa de juros elevada e não cabe pressão ao Banco Central agora. A inflação caiu. De outro lado, um ano bom com novas plantas e investimentos acontecendo. São várias as visões estratégicas das cooperativas para sair do papel”, destaca o secretário.

O presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, acredita em resultados prósperos. “A grande missão é organizar economicamente os nossos cooperados para que tenham mais oportunidade e renda, podendo se desenvolver”.

Segundo a Ocepar, em mais de 130 municípios do Paraná as cooperativas são as maiores empresas, que respondem pelo maior número de empregos e impostos recolhidos. “Onde tem uma estrutura agroindustrial de cooperativas no interior, o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) é maior. Estamos buscando gente para trabalhar: há mais de 8 mil vagas abertas. Isso é uma prova que gera desenvolvimento. O resultado permanece aqui e é reinvestido. Esse resultado vai se transformando em novas agroindústrias para o produtor”, afirma.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]