• Carregando...
Polícia Federal
Polícia Federal| Foto: Agência Brasil

A Polícia Federal (PF) está investigando a participação de uma mulher de Curitiba em um possível esquema de adoção clandestina de bebês por cidadãos europeus. De acordo com a operação Mater Avaritia, deflagrada nesta terça-feira (6), ela teria negociado o bebê ainda durante a gestação, e viajado para Portugal para efetivar a venda da criança.

Agentes da PF cumpriram mandados de busca e apreensão contra os suspeitos em Curitiba e São Paulo. Para os investigadores, há indícios robustos de que as negociações da compra da criança e da adoção clandestina teriam sido intermediadas por uma terceira pessoa, residente na capital paulista.

Segundo dados preliminares da operação, a suspeita fechou o negócio com um cidadão português antes do bebê nascer. Poucos dias antes do parto, em 2022, ela viajou à Europa para dar à luz o filho em Portugal. Logo após o nascimento, a suspeita voltou sozinha para o Brasil, deixando o bebê com o suposto comprador.

Investigações contaram com a ajuda da Interpol

As investigações contaram com o apoio da Interpol e da Polícia de Portugal, que com os fatos identificados pela Polícia Federal do Brasil instaurou um novo processo investigativo criminal para averiguar a possível prática de tráfico internacional de pessoas.

As investigações seguem em andamento na busca de identificar outras pessoas que possam ter relação com o suposto esquema de tráfico internacional de pessoas. O bebê deixado pela curitibana em Portugal foi localizado ainda na maternidade, encaminhado aos cuidados das autoridades europeias e integrado à rede de proteção à criança de Portugal.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]