i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Podcast: a estabilização da pandemia e o risco do “efeito chicote”
Pequeno Expediente

Podcast: a estabilização da pandemia e o risco do “efeito chicote”

As medidas adotadas pela prefeitura de Curitiba e pelo Governo do Paraná para conter o novo pico de casos de Covid-19 na capital paranaense começam a surtir algum efeito. Se ainda não foram suficientes para fazer diminuir os números de novos casos diários e de mortes por infecção pelo novo coronavírus, a bandeira laranja, o toque de recolher, o fechamento das cidades aos domingos e, mais recentemente, a punição com multa pelo descumprimento das medidas de prevenção começam, ao menos, frear o crescimento exponencial que vinha sendo registrado na cidade desde a segunda quinzena de novembro. A taxa de retransmissão do vírus baixou de 1,5 para 1,2, o que indica um crescimento mais lento.

WhatsApp: receba um boletim diário com notícias do Paraná

Mas a estabilização da aceleração da curva ocorre num patamar bastante elevado e a cidade segue registrando números recordes de casos e óbitos pela pandemia. A situação se agrava com a proximidade das festas de final de ano, quando, tradicionalmente, famílias e amigos se reúnem para as celebrações, o que deve fazer cair o índice de isolamento social na cidade e, consequentemente, fazer com que os números da pandemia tendam a subir novamente, numa espécie de “efeito chicote”.

No podcast Pequeno Expediente desta semana, os jornalistas da Gazeta do Povo Roger Pereira e Marcos Xavier Vicente debatem o momento atual da pandemia em Curitiba e no Paraná, a movimentação da curva e a preocupação com o período de festas e de férias, enquanto toda a população acompanha diariamente as notícias sobre o avanço das vacinas.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.