Pequeno Expediente número 70: meio ambiente em discussão.| Foto:

Duas propostas de iniciativa de deputados federais do Paraná poderão causar a redução de áreas naturais em dois parques nacionais localizados no estado: o dos Campos Gerais, entre os municípios de Castro, Carambeí e Ponta Grossa, e o do Iguaçu, na Região Oeste.

CARREGANDO :)

Nos Campos Gerais, uma reivindicação de produtores rurais levada pela deputada Aline Sleutjes (PSL) ao ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, pode resultar na anulação do decreto que cria o Parque Nacional dos Campos Gerais. O ministro já enviou ordem ao Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio) para avaliar essa possibilidade, embora afirme que ainda não tomou uma decisão sobre o assunto.

Já no Parque Nacional do Iguaçu, onde estão as Cataratas, a ideia é reabrir a Estrada do Colono, fechada por decisão judicial em 2003. O responsável pela nova tentativa de reativação da estrada é o deputado federal Vermelho (PSD), de Foz do Iguaçu. A proposta ecoa o que defendem agricultores, políticos locais, lideranças empresarias e associações civis das regiões Oeste e Sudoeste.

Publicidade

No Pequeno Expediente desta semana, os jornalistas João Frey e Célio Yano analisam os interesses por trás das iniciativas. Confira:

O Pequeno Expediente é um podcast sobre política paranaense com atualização semanal. Feito pela equipe de reportagem da Gazeta do Povo, o programa fica disponível no site do jornal e nos principais aplicativos para Apple e Android.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]