O Projeto de Lei Complementar 9/2019 mal chegou à Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e já colocou governo do Paraná e servidores em uma nova queda de braço. É que a proposição, de autoria do Executivo, pretende acabar com a licença-prêmio concedida a funcionários públicos após com cinco anos consecutivos de serviço – eles têm direito a três meses de folga remunerada.

CARREGANDO :)

RECEBA as notícias de Paraná pelo Facebook

O texto está na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), que adiou a votação do parecer de constitucionalidade da proposta para que funcionários, governo e deputados conversem. No centro do debate está uma disputa pela manutenção de benefícios contra a necessidade de ajustes nas contas públicas.

Publicidade

Quem encabeça os protestos dos servidores são os funcionários militares do estado, representados por uma bancada forte na Casa.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]

No podcast Pequeno Expediente desta semana, os jornalistas Carlos Coelho e Gustavo Ribeiro analisam todos os detalhes envolvidos na discussão e como a licença-prêmio ganhou contornos mais polêmicos após a longa negociação de reajuste salarial dos funcionários do estado.

O Pequeno Expediente é um podcast sobre política paranaense com atualização semanal. Feito pela equipe de reportagem da Gazeta do Povo, o programa fica disponível no site do jornal e nos principais aplicativos para Apple e Android. Boa audição!