O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) divulgou nesta semana uma maquete eletrônica da Ponte de Guaratuba. A versão é mais detalhada e aperfeiçoada dos modelos publicados até então.
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A Ponte de Guaratuba é considerada a "menina dos olhos" entre as obras de infraestrutura elencadas pelo governo Ratinho Junior (PSD). Prevê uma dimensão de 1.244 metros de extensão para revolucionar a mobilidade urbana no litoral paranaense.
A obra foi iniciada em 27 de outubro, após enfrentar diversos percalços jurídicos, e tem previsão de conclusão no fim de 2025, de acordo com o Executivo estadual. O engenheiro fiscal do DER-PR, Alexandre Castro Fernandes, enfatiza o caráter considerado ambientalmente correto do projeto, com uma tecnologia superior aos sistemas similares em grandes vãos e redução do custo operacional e de manutenção.
"A estrutura tem um plano central de cabos com duas colunas e sete estais. Com isso, haverá aumento no aproveitamento visual tanto durante a travessia como nas praias, uma vez que a Baía de Guaratuba e a Prainha são áreas turísticas do litoral do Paraná. Por qualquer meio de transporte, o usuário poderá durante o trajeto contemplar a paisagem do entorno tanto do lado de dentro da baía quanto das praias, incluindo a paisagem vegetal do Parque Nacional de Saint-Hilaire/Lange", disse Fernandes.
Na fase atual, está sendo instalado o canteiro industrial e administrativo, ao lado do ferry boat, na margem de Guaratuba. Segundo o governo estadual, nesta etapa estão sendo contemplados dispositivos ambientais e de engenharia, como a supressão vegetal e o manejo de fauna, tarefas que abrem os terrenos para construção dos canteiros.
Também está em andamento a execução dos novos acessos aos portos 1 e 2, instalação dos tapumes e execução das sondagens mistas e a trado. Os serviços estão dentro do prazo previsto, diz o governo paranaense. O investimento da obra é de R$ 386,9 milhões, com prazo de 24 meses para a execução.
Confira a maquete 3D da Ponte de Guaratuba:
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