Deputado estadual Paulo Litro (PSDB)| Foto: Arquivo Alep
Ouça este conteúdo

O deputado estadual Paulo Litro renunciou à presidência do PSDB do Paraná - uma carta de desligamento do posto foi enviada ao presidente do diretório nacional da legenda, Bruno Araújo, no final da tarde desta segunda-feira (24). A decisão ocorre dias após o PSDB nacional lançar a pré-candidatura ao governo do Paraná do ex-deputado estadual e ex-prefeito de Guarapuava César Silvestri Filho. Litro representa uma ala do PSDB desinteressada na candidatura própria e que prefere trabalhar pela reeleição do atual governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior (PSD). Em nota oficial, contudo, Litro alegou “motivos pessoais”.

CARREGANDO :)

“Estou anunciando minha renúncia da presidência do PSDB-PR para que um novo ciclo se inicie dentro do partido. Gostaria de agradecer a todos que contribuíram com a nossa gestão e desejo boa sorte a próxima executiva estadual”, acrescentou ele, que estava na cadeira desde maio de 2019.

Cadastre-se e receba as principais notícias do Paraná pelo WhatsApp

Publicidade

Além de Litro, o ex-deputado estadual e ex-prefeito de Ponta Grossa Marcelo Rangel também renunciou ao cargo de secretário-geral do PSDB no Paraná na semana passada, um dia depois do anúncio em torno do nome de Silvestri Filho. Rangel é irmão do deputado federal licenciado Sandro Alex (PSD), atual secretário estadual de Infraestrutura e Logística na gestão Ratinho Junior. “O atual direcionamento e recentes decisões levam a um posicionamento que não entendo ser adequado para o meu trabalho político”, disparou Rangel, em rede social.

O mesmo caminho ainda deve ser seguido pelo deputado estadual Ademar Traiano (PSDB), que hoje está na vice-presidência do PSDB no Paraná e é o atual presidente da Assembleia Legislativa, onde Ratinho Junior possui uma ampla base aliada.

A pré-candidatura de Silvestri Filho foi costurada por uma ala do PSDB que já esteve no comando estadual do partido no passado, quando a legenda tinha uma capilaridade maior, em número de prefeitos de municípios e parlamentares. Entre seus principais integrantes, estão o ex-governador do Paraná Beto Richa, o deputado federal Valdir Rossoni e o deputado estadual Michele Caputo. Também é uma ala mais afinada com os interesses nacionais da sigla, que está focada hoje na construção de palanques regionais para o governador de São Paulo, João Doria, pré-candidato ao Palácio do Planalto.

Silvestri Filho estava no comando estadual do Podemos desde o final de 2019 e apostava em sua candidatura ao governo do Paraná em dobradinha com o ex-juiz federal e ex-ministro de Bolsonaro (PL) Sergio Moro, que está de olho na presidência da República e que recentemente se filiou ao partido capitaneado por Alvaro Dias.

O ex-prefeito de Guarapuava, contudo, não encontrou espaço no Podemos, diante da aproximação entre Alvaro Dias e Ratinho Junior, daí a troca pelo PSDB. “O PSDB está muito orgulhoso de ter agora em suas fileiras este jovem político. Quero não só cumprimentar o César, mas dizer a ele que essa casa tucana o recebe de braços abertos”, disse João Doria, no ato de filiação. Assim como ocorreu em 2018, o Podemos deve apoiar o nome de Ratinho Junior ao Palácio Iguaçu.

Publicidade
Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]