Motoristas recebem orientações de agente de trânsito no primeiro dia de operação do Estar Eletrônico em Curitiba| Foto: Gerson Klaina / Tribuna do Paraná
Ouça este conteúdo

O EstaR Eletrônico, aplicativo que vai substituir as folhinhas de papel, começou a valer nesta segunda-feira (16) em Curitiba e teve estreia marcada por muitas dúvidas entre os motoristas. Agentes de trânsito passaram o dia orientando sobre o funcionamento do novo sistema. Os blocos ainda têm validade até 10 de maio; depois, devem ser trocados por créditos eletrônicos até o dia 10 de junho.

CARREGANDO :)

RECEBA notícias do Paraná pelo WhatsApp

Em algumas quadras centrais, entre a Rua André de Barros e a Avenida Marechal Deodoro, a grande pergunta dos motoristas era para saber qual o nome do aplicativo que teria que ser baixado.

Não há apenas uma ferramenta homologada. Os motoristas têm oito opções de aplicativos para obter créditos do EstaR Eletrônico em Curitiba: Zul Digital, Faz Digital Curitiba, Transitabile, Iomob, Cidatec, El Parking, Areatec e Amaralina.

Publicidade

A reportagem constatou que o sistema começou com problemas, pois, em alguns casos, não indicava o local onde o carro estava estacionado. O administrador de empresas Leonardo Alberti, 39 anos estacionou e logo foi abordado pelos agentes que perceberam o erro no aplicativo. “Não aparece o local que estacionei. Foi descontado o valor e está contando o horário. Acho legal esta forma de cobrança, mas ainda é preciso melhorar. A modernidade está aí, mas é preciso estar funcionando”, relata Leonardo.

Outro tipo de reclamação é quanto à segurança para o motorista. Com os cartões de papel, a pessoa preenche os dados e deixa visível para o agente de trânsito. O receio é ter que pegar o celular para comprar os créditos, o que pode chamar a atenção de ladrões.

A promotora de vendas Pamela Barbosa, 29 anos, costuma estacionar o carro no Centro e não gostou muito desta modernidade. “Eu acho que complica a vida da gente. Como trabalho com o carro da empresa é preciso estar cadastrado. No papel era mais fácil e mais independente. Além disso, acho perigoso acessar o celular em algumas ruas”, comenta Pamela.

Veja como funciona

Após baixar no celular um aplicativo autorizado para operar o EstaR Eletrônico em Curitiba, o motorista precisa comprar créditos pelo próprio aplicativo, em totens ou pontos de venda do comércio. É preciso realizar um cadastro no app escolhido, depois colocar o número da placa do veículo, a localização, o tempo de permanência e fazer o pagamento.

O horário do EstaR Eletrônico deve seguir as mesmas regras atuais. Nas vagas destinadas ao estacionamento regulamentado o horário é das 9h às 19h de segunda a sexta-feira e aos sábados das 9h às 14h. O limite de permanência na vaga continua o mesmo, de duas horas. Entretanto, agora o tempo é fracionado em 15 minutos.

Publicidade

O aplicativo também avisa quando o prazo de estacionamento estiver acabando, dando a opção de renovação para mais um período, caso não exceda o limite máximo de duas horas.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]