Primeiro transplante de pulmão no Paraná foi feito no Hospital Angelina Caron, em Campina Grande do Sul, na grande Curitiba.| Foto: Divulgação/Hospital Angelina Caron

Um pedreiro de 57 anos da Lapa, na região metropolitana de Curitiba, é o primeiro paciente do Paraná a passar por um transplante de pulmão. A cirurgia, que durou 5h30, foi realizada de terça (17) para quarta-feira (18) no Hospital Angelina Caron, em Campina Grande do Sul, também na grande Curitiba.

CARREGANDO :)

Reinaldo Ferreira de Goes era um dos dez pacientes na fila de espera pelo transplante no estado. Ele sofria de enfisema pulmonar, que o impossibilitou de trabalhar nos dois últimos anos. Após o transplante, o pedreiro se recupera bem na UTI do hospital e já respira sem ajuda de aparelhos.

“Foi uma surpresa quando nos ligaram, na terça pela manhã, e viemos da Lapa até o hospital para o transplante ”, conta Valdelice Goes, esposa de Reinaldo. O casal tem quatro filhos e está junto há 27 anos

Publicidade

A operação de logística do primeiro transplante de pulmão do Paraná começou a cerca de 500 km de distância do local da cirurgia. O órgão foi levado de uma cidade a outra pelo helicóptero da Polícia Civil, sob coordenação da Central de Transplantes.

Complexidade

O médico Frederico Barth, que comandou a cirurgia, afirma que o Hospital Angelina Caron obteve há dois o credenciamento do Ministério da Saúde para executar transplantes de pulmão. Desde então, a equipe passou por diversos treinamentos para estar preparada para este tipo de cirurgia de alta complexidade.

“O processo é complexo e tem algumas particularidades fundamentais para a recuperação pós-cirúrgica. Além da compatibilidade sanguínea, os pulmões doados devem estar sem sinais de infecção ou indícios de lesões por trauma”, explica Barth.

O médico explica que para o transplante exige que o órgão a ser transplantado seja exatamente do tamanho do pulmão original do receptador.