Porto de Paranaguá| Foto: Arquivo AEN
Ouça este conteúdo

Começou a tramitar na Assembleia Legislativa um projeto de lei (PL 316/2020) que tenta regularizar cargos comissionados vinculados à Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa). O projeto de lei é de autoria do governo do Paraná e tramita na Assembleia em regime de urgência.

CARREGANDO :)

As notícias mais quentes do Paraná no seu WhatsApp

De acordo com o governo estadual, o projeto de lei surgiu em obediência ao Ministério Público do Estado do Paraná (MP-PR) e ao Conselho do Controle das Empresas Estatais, que entendem que não é possível a permanência dos comissionados na estrutura organizacional da Appa “sem a edição de lei que especifique o quantitativo, denominações, descrições, requisitos e respectiva remuneração de tais empregos”.

Publicidade

Pelo projeto de lei, fica previsto na estrutura da Appa um total de 122 cargos comissionados, sendo que no mínimo 24 devem ser destinados exclusivamente a empregados públicos de carreira. Os salários variam entre R$ 4.775,31 (com a simbologia CC 02) e R$ 18.508,22 (com a simbologia CC 13).

Atualmente, a Appa já dispõe de 98 comissionados. Ou seja, se o projeto de lei for aprovado, a estrutura ganharia mais 24 vagas.

Relator do projeto de lei na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), o deputado estadual Tião Medeiros (PTB) disse que a Appa é uma estatal independente, o que a deixa de fora das restrições recentemente impostas pela lei federal que limitou a possibilidade de aumento de despesas pelos governos estaduais (Lei Complementar 173/2020).

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]
Publicidade