O Renault Design Center de São José dos Pinhais é um dos quatro centros de design da marca no mundo| Foto: Guilherme Oliveira/Gazeta do Povo
Ouça este conteúdo

A Renault inaugurou um novo braço tecnológico no estado do Paraná, em evento na última quinta-feira (26), na fábrica de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. O centro de design abriga diferentes espaços para a criação e idealização dos futuros projetos em uma área de 1.220 metros quadrados, que faz parte da nova estratégia internacional do grupo.

CARREGANDO :)

Receba as principais notícias do Paraná pelo Whatsapp

Segundo o presidente da Renault América Latina, Luiz Fernando Pedrucci, o novo formato e a proximidade com a fábrica em solo paranaense permitem mais capacidade para o desenvolvimento dos novos produtos. “Essa conquista vai nos ajudar a ampliar a contribuição local e, ao mesmo tempo, o desenvolvimento de projeto globais. É uma estratégia internacional que vai nos render ótimos frutos”, projeta.

Publicidade

A proximidade da fábrica também vai garantir maior sinergia entre as equipes, em especial, de design e de criação. O diretor do setor Daniel Nozaki explica que as equipes vão trabalhar desde a gênese do produto, passando pela fase criativa e conceitual até a finalização.

“Os nossos designers vão ter condições de desenvolver um veículo do começo ao fim, com o uso de equipamentos de alta tecnologia, alinhados com os mais avançados sistemas adotados pela Renault no mundo”, destaca.

Fábrica do Paraná na competição em nível global

Para o vice-presidente de design da marca Renault, o francês Gilles Vidal, a fábrica de São José dos Pinhais terá mais um elemento para participar de competições internas de design para todos os projetos do grupo em nível global. Segundo ele, uma oportunidade única de explorar tendências de criação.

“Os mercados latino-americanos, obviamente, serão impactados com essa estrutura diferenciada e única por aqui. Mas tenho certeza que vai muito além disso. Em outros produtos, que nem seriam lançados no Brasil, a equipe de designers local teve projetos vitoriosos. Isso diz muito sobre nossas expectativas”, ressalta.

Para Caíque Ferreira, diretor de comunicação da marca na América Latina, a inauguração é mais uma prova da grandeza das operações da fábrica no Brasil e do avanço referencial do Paraná na fabricação de veículos automotores.

Publicidade

“O que foi criado vai dar a possibilidade de expandirmos ainda mais nossas ideias, mas também valorizar o espaço que temos no estado e no Brasil. Somos uma parte fundamental de uma engrenagem que funciona mundialmente.”

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]