Paraná tem uma produção diária de 12 milhões de litros de leite, dos quais 5 milhões são destinados à fabricação de queijos.| Foto: Divulgação/Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná)
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O Paraná vem se consolidando na produção de queijos. Por ser o segundo maior produtor de leite do país, também tem fabricação de lácteos como atividade favorável. Grande parte dessa produção de queijo vem da agricultura familiar, distribuindo os produtos para empórios em todo o estado. Além de gerar renda para os agricultores e economia para o Paraná, a produção de queijos vem fortalecendo o agroturismo.

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A Rota do Queijo no Paraná foi oficializada em dezembro de 2021, para que os produtores fossem mais conhecidos. A coordenadora estadual do turismo rural do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná), Terezinha Freire, afirma que o objetivo da Rota do Queijo é conectar produtos, pois tem um apelo interessante para o turismo, abrangendo regiões diversas do território paranaense.

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“O queijo vem nessa missão de conexão com o estado. Começamos a conversar com as queijarias e vimos que havia muitas interessadas. E daí começamos a organizar a rota do queijo paranaense”, destaca.

Ela conta que a maioria dos produtores não investia em turismo nas suas propriedades. Mas, com o tempo, começaram a ver a oportunidade. Hoje, há 33 queijarias cadastradas para a Rota do Queijo em todo o Paraná. No primeiro ano, a estratégia atraiu em torno de 2 mil pessoas.

“Estamos trabalhando para consolidar como um roteiro de turismo forte. Não tem a pretensão de quantidade, mas que as queijarias estejam especializadas e os consumidores, além de buscar o queijo, possa viver uma experiência turística, ver o dia a dia da produção”, evidencia Freire.

De acordo com a coordenadora estadual do turismo rural do IDR-Paraná, o agroturismo dá visibilidade e valor ao produto. “O Paraná está sendo visto com uma qualidade altíssima. Estamos mostrando para os turistas onde estão as propriedades com vista turística. É um processo e esperamos [fortalecer] em um curto espaço de tempo, mas é gradativo”, comenta. “Os prêmios vêm para consolidar e gera curiosidade nos turistas, promovendo essa experiência”, acrescenta Freire.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]
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