Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Reforço no sistema

Sanepar instala reservatórios móveis e geradores para garantir água nas praias

Um dos dois reservatórios móveis que armazena 70 mil litros de água que serão usados no litoral. (Foto: Sanepar)

Ouça este conteúdo

Para reforçar o abastecimento no litoral na temporada de praia, a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) está instalando dois reservatórios móveis de água e 23 geradores de energia para que o fornecimento não seja suspenso em caso de queda de luz. Problema recorrente nas praias na temporada, a Sanepar garante que mesmo com a pior estiagem do ano no Paraná não faltará água nas praias, já que o sistema de abastecimento do litoral não foi tão atingido quanto o de Curitiba e região metropolitana, onde o rodízio de água foi suspenso para a passagem do Natal e ano novo até 3 de janeiro.

As principais notícias do Paraná no seu WhatsApp

Cada reservatório móvel armazena 70 mil litros de água tratada. Ambos foram instalados para atender áreas distantes das estações de tratamento, no fim das redes de distribuição. Eles vão atender os balneários de Ipanema, em Pontal do Paraná, e o bairro Mirim, em Guaratuba. “Esses equipamentos são móveis, do tipo container, possuem conjunto moto-bomba para pressurizar melhor a rede e podem ser reabastecidos por caminhão-pipa”, diz o gerente da Sanepar no Litoral, Luiz Cláudio Pereira, à Agência Estadual de Notícias.

Já os geradores vão atender cinco dos sete municípios do litoral: Guaraqueçaba, Guaratuba, Matinhos, Morretes e Pontal do Paraná. Cada um dos 23 geradores é capaz de bombear 50 mil litros por hora e são movidos a óleo diesel. A instalação está sendo feita conforme a demanda de cada localidade. Os geradores permitem, inclusive, o bombeamento de água de fontes alternativas, como rios que não fazem parte do sistema de captação, e no tratamento de esgoto.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.