• Carregando...
Gleide Andrade de Oliveira fecha lista de conselheiros brasileiros da Binacional.
Gleide Andrade de Oliveira fecha lista de conselheiros brasileiros da Binacional.| Foto: Reprodução/Site pessoal

A secretária nacional de Finanças e Planejamento do Partido dos Trabalhadores (PT), Gleide Andrade de Oliveira, é a mais nova conselheira da Itaipu Binacional. A nomeação pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi oficializada na edição do Diário Oficial da União (DOU) desta terça (20).

Receba as principais notícias do Paraná pelo WhatsApp

Com a nomeação, fecha o quadro de conselheiros da hidrelétrica do lado brasileiro. Cinco dos seis conselheiros nomeados pelo governo Lula foram empossados em abril - quase todos ministros de Estado.

São eles o chanceler Mauro Luiz Iecker Vieira, do Ministério das Relações Exteriores; Alexandre Silveira de Oliveira, de Minas e Energia; Fernando Haddad, da Fazenda; Esther Dweck, da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos; Rui Costa dos Santos, da Casa Civil; e o ex-secretário de Saúde do Paraná, Michele Caputo Neto.

Assim como o dos conselheiros anteriormente definidos para Itaipu, o mandato de Gleide vai até 16 de maio de 2024.

Quem é Gleide Andrade de Oliveira?

Graduada em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), Gleide foi secretária de Finanças do partido em MG e coordenadora nacional da campanha pela reforma política promovida pelo PT. Ela também tentou uma vaga na Câmara Federal por Minas Gerais nas últimas eleições, mas não foi eleita.

É membro da Comissão Executiva Nacional do PT e ocupou cargos na prefeitura de Belo Horizonte (gestões Patrus Ananias e Fernando Pimentel). A nova conselheira é ativista do partido desde 1986.

A composição do conselho de Itaipu inclui 14 integrantes. Além dos 6 conselheiros brasileiros e 6 paraguaios, há 2 representantes dos ministérios das Relações Exteriores, um de cada país. Os governos brasileiro e paraguaio nomeiam também a diretoria executiva da Itaipu Binacional.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]