Gleide Andrade de Oliveira fecha lista de conselheiros brasileiros da Binacional.| Foto: Reprodução/Site pessoal
Ouça este conteúdo

A secretária nacional de Finanças e Planejamento do Partido dos Trabalhadores (PT), Gleide Andrade de Oliveira, é a mais nova conselheira da Itaipu Binacional. A nomeação pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi oficializada na edição do Diário Oficial da União (DOU) desta terça (20).

CARREGANDO :)

Receba as principais notícias do Paraná pelo WhatsApp

Com a nomeação, fecha o quadro de conselheiros da hidrelétrica do lado brasileiro. Cinco dos seis conselheiros nomeados pelo governo Lula foram empossados em abril - quase todos ministros de Estado.

Publicidade

São eles o chanceler Mauro Luiz Iecker Vieira, do Ministério das Relações Exteriores; Alexandre Silveira de Oliveira, de Minas e Energia; Fernando Haddad, da Fazenda; Esther Dweck, da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos; Rui Costa dos Santos, da Casa Civil; e o ex-secretário de Saúde do Paraná, Michele Caputo Neto.

Assim como o dos conselheiros anteriormente definidos para Itaipu, o mandato de Gleide vai até 16 de maio de 2024.

Quem é Gleide Andrade de Oliveira?

Graduada em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), Gleide foi secretária de Finanças do partido em MG e coordenadora nacional da campanha pela reforma política promovida pelo PT. Ela também tentou uma vaga na Câmara Federal por Minas Gerais nas últimas eleições, mas não foi eleita.

É membro da Comissão Executiva Nacional do PT e ocupou cargos na prefeitura de Belo Horizonte (gestões Patrus Ananias e Fernando Pimentel). A nova conselheira é ativista do partido desde 1986.

A composição do conselho de Itaipu inclui 14 integrantes. Além dos 6 conselheiros brasileiros e 6 paraguaios, há 2 representantes dos ministérios das Relações Exteriores, um de cada país. Os governos brasileiro e paraguaio nomeiam também a diretoria executiva da Itaipu Binacional.

Publicidade
Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]