• Carregando...
Vista noturna da Repar em Araucária
Vista noturna da Repar em Araucária| Foto: Arquivo Gazeta do Povo

O Sindicato dos Petroleiros do Paraná e Santa Catarina (Sindipetro) divulgou uma nota pública na noite de sexta-feira (5) para cobrar “medidas urgentes” sobre os casos de Covid-19 na Refinaria Presidente Getúlio Vargas da Petrobras, a Repar, que está localizada em Araucária, na região metropolitana de Curitiba. Sindipetro destacou que já são 92 trabalhadores da Repar infectados por coronavírus. O número foi divulgado durante a semana pela prefeitura de Araucária: dos 92, 48 são moradores da cidade.

“Isso confirma que as medidas adotadas pela empresa no combate à pandemia não são suficientes. É necessária interdição para higienização dos ambientes, nova testagem em massa, pois muitos trabalhadores contaminados interagem com não testados nas trocas de turno ou em locais compartilhados, além da divulgação de relatórios detalhados sobre a crise sanitária na Repar”, cobra o sindicato.

Procurada pela Gazeta do Povo neste sábado (6), a Petrobras respondeu, em nota, que “não tem medido esforços para enfrentar a pandemia”. “Além da ampla testagem, vem adotando ações como rigorosa higienização das instalações, uso de máscaras e redução da atuação presencial em cerca de 90% nas áreas administrativas e 50% nas áreas operacionais que desempenham atividades essenciais”, informa.

A Petrobras disse, ainda, que a companhia tem atualmente 217 empregados próprios (excluindo terceirizados, portanto) com confirmação para Covid-19 e em tratamento, dentro de um universo com mais de 46.500 empregados próprios. “Todos são monitorados por equipes de saúde da Petrobras e a companhia atua junto às empresas prestadoras de serviços para que também monitorem seus colaboradores. A companhia não informa números por unidade”, continua a nota.

Em entrevista à Gazeta do Povo neste sábado (6), o diretor do Sindipetro Alexandro Guilherme Jorge disse que os trabalhadores "estão muito preocupados" e que a Repar não tem dado transparência total aos números de infectados na unidade. Ele lembra que, somente na Repar, há cerca de 700 empregados próprios, da Petrobras, e aproximadamente 1000 terceirizados. Entre os 92 casos identificados de Covid-19, não se sabe quantos são empregados próprios e quantos são terceirizados.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]