• Carregando...
Sistema online de informações sobre síndromes e doenças raras quer aperfeiçoar políticas públicas
Sistema online de informações sobre síndromes e doenças raras quer aperfeiçoar políticas públicas| Foto: Gilson Abreu/AEN

O governo do Paraná lançou um sistema online para reunir informações sobre síndromes e doenças raras, na tentativa de aperfeiçoar políticas públicas. O chamado projeto Sidora pretende facilitar o acesso da população com doenças raras a informações sobre tratamentos, além de permitir uma maior capacidade de integração e avaliação dos dados para a construção de programas.

Receba as principais notícias do Paraná pelo WhatsApp

Os diagnosticados cadastrados pelo sistema receberão uma carteirinha com QR Code para que, em situações de emergência, profissionais de saúde tenham acesso rápido às informações sobre o diagnóstico, como alergias. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), doenças raras são aquelas que afetam até 65 pacientes a cada 100 mil pessoas.

Banco de dados

Para compor o sistema, a Secretaria da Saúde utilizou o banco de dados da Fundação Ecumênica de Proteção ao Excepcional (Fepe). Um grupo de trabalho formulou um questionário para identificar pessoas com doenças raras no Paraná, com o objetivo de realizar o mapeamento e de conhecer a realidade da rede de atendimento aos pacientes.

“As pessoas com doenças raras vão deixar de ser invisíveis no Paraná. Agora vamos poder acessar rapidamente quem são esses pacientes e dimensionar o nível de atendimento que precisam”, disse o secretário estadual de Saúde, Cesar Neves.

Diagnósticos genômicos

Projeto desenvolvido pelo Tecpar, em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP), tem desenvolvido estudos genéticos que possam fornecer respostas mais precisas no diagnóstico e tratamento de doenças raras e câncer, focando na necessidade de cada indivíduo.

O objetivo do Centro de Saúde Pública e Precisão será subsidiar diagnósticos genômicos de pacientes com doenças raras e câncer, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), com potencial de atendimento à região Sul do Brasil. A proposta é de antecipar o diagnóstico, aprimorar o tratamento, reduzir gastos com judicialização, além de otimizar os recursos.

Identificar marcadores de predisposição genética e metabólica dos paranaenses a partir de técnicas de inteligência artificial e ciência de dados também é o objetivo do Projeto Genomas Paraná, iniciativa de pesquisa científica e tecnológica, que pretende descrever o perfil genético e epidemiológico da população. As amostras biológicas serão coletadas entre cidadãos de Guarapuava e Foz do Iguaçu, nas regiões centro-sul e oeste do Paraná.

75% de síndromes e doenças raras afetam crianças

O número exato de síndromes e doenças raras é incerto, mas são descritas cerca de 8 mil situações na literatura médica – 75% delas em crianças. No Brasil, a estimativa é que existam 13 milhões de pessoas afetadas por essas enfermidades, sendo que parte delas já conta com tratamento específico.

Dentre as mais conhecidas estão: esclerose múltipla, hemofilia, neuromielite óptica, autismo, doença de Cushing, tireoidite autoimune, demência vascular, encefalite, fibrose cística, síndrome de Guillain-Barré e síndrome de Pierre Robin. Parte dessas enfermidades já conta com tratamento específico, mas a maioria dos medicamentos não está disponível no SUS.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]