i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Renovação

Só um dos 10 vereadores que aumentaram o próprio salário se reelege em Araucária

  • PorMarcos Xavier Vicente
  • 16/11/2020 13:05
Só um dos 10 vereadores que aumentaram o próprio salário se reelege em Araucária
| Foto: Divulgação/Câmara de Vereadores de Araucária

No ano em que aumentaram o próprio salário em 60% no mês de janeiro, apenas dois vereadores se reelegeram domingo (15) em Araucária, na região metropolitana de Curitiba. Com isso, a Câmara Municipal da cidade terá 80% de suas 11 cadeiras renovadas em 2021, ano em que o reajuste salarial dos vereadores passa a valer, após os próprios legisladores derrubarem o veto da prefeitura. Já o prefeito Hissam Hussein Dehaini (Cidadania) é o primeiro reeleito na cidade, vencendo com folga a eleição com 68,49% dos votos.

Entre os reeleitos na Câmara de Araucária está o único vereador que votou contra a proposta de aumento do próprio salário, o ex-catador de reciclados Aparecido da Reciclagem (PDT). Ele foi o vereador campeão de votos na eleição 2020, escolhido por 2012 eleitores araucarienses, o equivalente a 2,95% dos votos.

LEIA MAIS - Pela 1ª vez, uma mulher é a campeã de votos para a Câmara de Curitiba

Em entrevista à Tribuna do Paraná logo após a aprovação do aumento do salário no mês de janeiro, Aparecido disse que ficaria envergonhado de receber o reajuste. O salário dos vereadores de Araucária no ano que vem passa de R$ 5.992 para R$ 9.584,45.

Aparecido da Reciclagem (PDT). único vereador de Araucária a votar contra o reajuste salarial no começo do ano, foi reeleito como vereador mais votado de Araucária. Foto: André Rodrigues / Tribuna do Paraná / Arquivo
Aparecido da Reciclagem (PDT). único vereador de Araucária a votar contra o reajuste salarial no começo do ano, foi reeleito como vereador mais votado de Araucária. Foto: André Rodrigues / Tribuna do Paraná / Arquivo| Tribuna do Paraná

O outro vereador reeleito foi Celso Nicácio (PSD), que votou a favor do reajuste do próprio salário. Ele ficou em quarto lugar na eleição, com 1.418 votos – o equivalente a 2,08% do total.

Não reeleitos

Dois vereadores que chegaram a mudar de opinião na proposta do reajuste no segundo turno de votação na Câmara não foram reeleitos: Fabio Alceu (PDT) e Elias (Cidadania). Fábio Alceu fez 1.512 votos, mais do que nove vereadores eleitos. Ele só não fez mais votos do que os dois primeiros colocados, mas ficou na 12ª colocação sem se reeleger por causa da legenda. Já Elias teve 858 votos, na 19ª colocação.

VEJA MAIS - Em Curitiba, índice de abstenção é o maior da história das eleições

Dois vereadoras não tentaram a reeleição em Araucária: Lúcia de Lima (MDB) e Tatiana Nogueira (PSDB). Os vereadores que não se elegeram e que votaram a favor do aumento do salário são Xandão (PSL), Fabio Pedroso (PRP), Germaninho Kryzanowski (PR) e Claudio Sarnik (Cidadania).

Já os novos vereadores que assumem seus cargos em Araucária em 2021 são Pedrinho Gazeta (Cidadania), Bem Hur (Cidadania), Grilo (PSL), Rosane Ferreira (PV), Ricardo Teixeira (PSDB), Irineu Cantador (PSD), Professor Valter (Cidadania), Vagner Chefer (Pode) e Pastor Eduardo Castilhos (PL).

1 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 1 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.

  • P

    PÉRICLES ALVES PINTO

    ± 0 minutos

    Teu conteúdo para ser no mínimo informativo deveria mostrar o perfil dos eleitos, inclusive contem erro, porque há vereador que estava afastado e usando tornozeleira. Como exposto parece que a composição melhorou drasticamente....

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

Fim dos comentários.