• Carregando...
Só um dos 10 vereadores que aumentaram o próprio salário se reelege em Araucária
| Foto: Divulgação/Câmara de Vereadores de Araucária

No ano em que aumentaram o próprio salário em 60% no mês de janeiro, apenas dois vereadores se reelegeram domingo (15) em Araucária, na região metropolitana de Curitiba. Com isso, a Câmara Municipal da cidade terá 80% de suas 11 cadeiras renovadas em 2021, ano em que o reajuste salarial dos vereadores passa a valer, após os próprios legisladores derrubarem o veto da prefeitura. Já o prefeito Hissam Hussein Dehaini (Cidadania) é o primeiro reeleito na cidade, vencendo com folga a eleição com 68,49% dos votos.

Entre os reeleitos na Câmara de Araucária está o único vereador que votou contra a proposta de aumento do próprio salário, o ex-catador de reciclados Aparecido da Reciclagem (PDT). Ele foi o vereador campeão de votos na eleição 2020, escolhido por 2012 eleitores araucarienses, o equivalente a 2,95% dos votos.

LEIA MAIS - Pela 1ª vez, uma mulher é a campeã de votos para a Câmara de Curitiba

Em entrevista à Tribuna do Paraná logo após a aprovação do aumento do salário no mês de janeiro, Aparecido disse que ficaria envergonhado de receber o reajuste. O salário dos vereadores de Araucária no ano que vem passa de R$ 5.992 para R$ 9.584,45.

Aparecido da Reciclagem (PDT). único vereador de Araucária a votar contra o reajuste salarial no começo do ano, foi reeleito como vereador mais votado de Araucária. Foto: André Rodrigues / Tribuna do Paraná / Arquivo
Aparecido da Reciclagem (PDT). único vereador de Araucária a votar contra o reajuste salarial no começo do ano, foi reeleito como vereador mais votado de Araucária. Foto: André Rodrigues / Tribuna do Paraná / Arquivo| Tribuna do Paraná

O outro vereador reeleito foi Celso Nicácio (PSD), que votou a favor do reajuste do próprio salário. Ele ficou em quarto lugar na eleição, com 1.418 votos – o equivalente a 2,08% do total.

Não reeleitos

Dois vereadores que chegaram a mudar de opinião na proposta do reajuste no segundo turno de votação na Câmara não foram reeleitos: Fabio Alceu (PDT) e Elias (Cidadania). Fábio Alceu fez 1.512 votos, mais do que nove vereadores eleitos. Ele só não fez mais votos do que os dois primeiros colocados, mas ficou na 12ª colocação sem se reeleger por causa da legenda. Já Elias teve 858 votos, na 19ª colocação.

VEJA MAIS - Em Curitiba, índice de abstenção é o maior da história das eleições

Dois vereadoras não tentaram a reeleição em Araucária: Lúcia de Lima (MDB) e Tatiana Nogueira (PSDB). Os vereadores que não se elegeram e que votaram a favor do aumento do salário são Xandão (PSL), Fabio Pedroso (PRP), Germaninho Kryzanowski (PR) e Claudio Sarnik (Cidadania).

Já os novos vereadores que assumem seus cargos em Araucária em 2021 são Pedrinho Gazeta (Cidadania), Bem Hur (Cidadania), Grilo (PSL), Rosane Ferreira (PV), Ricardo Teixeira (PSDB), Irineu Cantador (PSD), Professor Valter (Cidadania), Vagner Chefer (Pode) e Pastor Eduardo Castilhos (PL).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]