• Carregando...
Resultados esperados para 2019 não vieram, mas indústria segue otimista para 2020
| Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo

Oito em cada dez empresários da indústria no Paraná estão otimistas com relação aos negócios e à economia para o ano que vem (2020). O cenário é trazido pela pesquisa anual da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), divulgada nesta terça-feira (10). O levantamento mostra que 79% dos industriais estão com altas expectativas para 2020.

RECEBA notícias pelo Whatsapp

A sondagem também aponta que 2019 não correspondeu ao otimismo que os empresários tinham no ano passado. Em 2018, 81% das empresas apostavam todas as fichas na recuperação da economia. Segundo levantamento, no entanto, neste ano, 45% dos empresários definiram o desempenho de seus negócios como bom ou muito bom.

Um dos responsáveis pela Sondagem Industrial 2019-2020, o economista da Fiep Marcelo Alves, explica que os indicadores são positivos. “Isso mostra que o empresário ainda está muito esperançoso para um ano melhor, isso muito em razão dos resultados da produção industrial do Paraná, que são os melhores do Brasil, e também por conta do avanço da Agenda Positiva (do Governo Federal)”, comenta.

A pesquisa revelou que 15% dos empresários estão neutros quanto à expectativa e 5% estão pessimistas. Os números são semelhantes ao que mostrou o levantamento de 2018, mas bem diferentes da sondagem de 2016. Naquele ano, em meio à crise econômica brasileira, apenas 33% dos empresários estavam otimistas.

O presidente da Fiep, Carlos Valter Martins Pedro, atribui o otimismo dos empresários a uma série de mudanças que o Brasil já colocou em prática, como a Reforma da Previdência, a inflação sob controle, a Taxa de Juros (Selic) como a menor da história do país. Martins Pedro aponta os motivos pelos quais considera a retomada da indústria muito importante para a economia. “A indústria é a maior pagadora de impostos ao governo. Automaticamente, uma retomada de crescimento gera mais emprego, mais desenvolvimento e, principalmente, mais impostos ao governo”, afirma.

O presidente destaca que, para o ano que vem, os empresários aguardam a aprovação da Reforma Tributária. Segundo explicou Martins Pedro, é preciso desonerar o produto que é pago por todos os brasileiros. “Nós não temos a ousadia de prever redução da carga tributária, mas que ela seja expandida em quem contribui. E que o produto fabricado seja menos onerado do que é hoje. Até por uma questão de justiça social”.

Investimentos voltados à expansão

O otimismo da indústria deve se refletir em investimento. Segundo levantamento da Fiep, 82% dos empresários devem investir em 2020. Esse percentual é quase 20% maior do que o percentual de empresas que fizeram investimentos ao longo de 2019.

A pesquisa mostra que 75% dos investimentos devem ser feitos com recursos próprios. 38% dos empresários esperam obter recursos com Bancos de Fomento e 36% com bancos tradicionais. 25% das empresas devem buscar Cooperativas de Crédito.

Segundo o economista da Fiep, os principais pontos de investimento tem o objetivo de aumentar participação no mercado. “São voltados a aumento de Market Share, são voltados à produção, o que mostra que ele (empresário) efetivamente tem esperança de que a produção volte a crescer e que a economia seja retomada”.

O levantamento aponta que a principal estratégia é desenvolver novos negócios. 52% das empresas pretendem trazer inovação ao mercado; 42% dos empresários disseram que devem focar na satisfação do cliente e 39% querem incorporar novos produtos no portfólio.

Infraestrutura é gargalo preocupante, para empresários

A maior reclamação dos empresários com relação à infraestrutura é voltada às rodovias. 41% deles se disseram insatisfeitos e 14% se mostraram muito insatisfeitos com as estradas. 10% responderam estar indiferentes e 35% afirmaram estar satisfeitos. Nenhum empresário disse estar muito satisfeito com a infraestrutura de rodovias.

O segundo maior problema é com energia. 43% dos entrevistados disseram estar insatisfeitos ou muito insatisfeitos; 9% declararam indiferença e 47% afirmaram estar satisfeitos. Apenas 1% se disse muito satisfeito.

Para o presidente da Fiep, o levantamento é uma prova de que é necessário repensar algumas estruturas. “Precisamos avançar muito nisso [logística]. Nós estamos necessitados e isso impacta a indústria diretamente”, pontua Martins Pedro.

A Sondagem Industrial 2019-2020 foi realizada entre 28 de outubro e 27 de novembro de 2019. A pesquisa foi realizada através de questionário eletrônico enviado diretamente às empresas. Segundo a Fiep, o índice de confiança é de 95%, com margem de erro de 6,5%.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]