• Carregando...
Os suplentes do Paraná que assumem o parlamento
Os suplentes do Paraná que assumem o parlamento| Foto: Montagem/Gazeta do Povo

Quatro deputados federais e dois estaduais do Paraná assumiram suas cadeiras no Parlamento e já vão desocupá-las para dar lugar a suplentes. São os parlamentares eleitos em outubro que aceitaram convites para assumir cargos nos governos federal e estadual e que, mesmo já declarando o aceite, tomaram posse para, logo em seguida, se licenciar para exercer cargos no Poder Executivo.

Receba as principais notícias do Paraná pelo WhatsApp

Cumprem esse rito os deputados federais Enio Verri (PT), Ricardo Barros (PP), Leandre Dal Ponte (PSD) e Beto Preto (PSD), além dos deputados estaduais Mauro Moraes (União) e Marcelo Rangel (PSD). Como o governador Ratinho Junior (PSD) ainda não indicou os titulares das pastas de Infraestrutura e Turismo, ainda há possibilidade de novos parlamentares deixarem seus mandatos para ocuparem secretarias estaduais.

De todos os licenciados paranaenses, até o momento o único a assumir cargo no governo Lula é Ênio Verri. Economista de 61 anos,  foi eleito para o terceiro mandato consecutivo como deputado federal nas eleições 2022. Antes, foi deputado estadual do Paraná por dois mandatos (2007-2014). Ele é natural de Maringá, noroeste do estado. No lugar de Verri, assume Elton Welter, vereador de Toledo, que recebeu 21.118 votos em outubro.

Já Ricardo Barros (PP), que até dezembro ocupava o posto de líder do governo Bolsonaro na Câmara dos Deputados, volta ao Paraná para ser titular da Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços do Paraná. Engenheiro civil com especialização em políticas públicas, exerceu seis mandatos como deputado federal, foi ministro da Saúde, prefeito de Maringá e vice-líder do governo no Congresso durante a gestão do PT. Porém, como fiel escudeiro de Jair Bolsonaro e citado nas investigações da CPI da Covid por supostamente ter intermediado compra de vacinas, o cenário levou Barros a ficar sem espaço em Brasília.

No lugar de Barros, assume o locutor de rodeios Marco Brasil, primeiro suplente do PP. Ele tem 57 anos, é comentarista e radialista. Com domicílio eleitoral em Londrina, teve 50.538 votos nas eleições de outubro. No ano passado, o locutor ocupou lugar na Câmara dos Deputados por 120 dias, no lugar de Valdir Rossoni.

A deputada federal Leandre Dal Ponte assume a Secretaria da Mulher e Igualdade Racial do Paraná. Leandre foi reeleita para o terceiro mandato em 2022, já foi procuradora da Mulher na Câmara dos Deputados e ocupava o cargo de procuradora-adjunta. Em substituição à parlamentar, assume Stephanes Junior, reeleito deputado federal (2019-2023), ex-deputado estadual (2001-2016) e ex-vereador de Curitiba (2000-2006).

Por sua vez, Beto Preto volta para a Secretaria da Saúde do Paraná após ser eleito para o primeiro mandato de deputado federal. Beto Preto é médico e ex-prefeito de Apucarana. Ele será substituído por Rodrigo Estacho (PSD). Natural de Guarapuava, mas morador de Turvo, Estacho obteve 47.015 votos para deputado federal e exerceu mandato de deputado estadual entre 2019 e esse início de 2023.

Suplentes na Assembleia Legislativa do Paraná

Até o momento, dois deputados estaduais foram confirmados para o governo Ratinho Junior. Marcelo Rangel ocupará a Secretaria da Inovação Modernização e Transformação Digital. Ex-prefeito de Ponta Grossa e deputado estadual eleito para o seu terceiro mandato, Rangel ocupará a pasta que tem como principal missão a atração de empreendedores, investimentos e empresas inovadoras para o Estado. Pedro Bazana assume no lugar dele. Diretor da Federação das Apaes do Paraná, de 2013 a 2016 foi vice-prefeito de Arapongas. Em novembro de 2021 tomou posse para o primeiro mandato como deputado estadual, após decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que cassou os mandatos de Fernando Francischini (União Brasil) e de outros três ex-deputados estaduais do Paraná.

O deputado estadual Mauro Moraes estará à frente da Secretaria de Trabalho e no lugar dele entra o suplente Nelson Justus. Moraes foi vereador de Curitiba por 20 anos e eleito deputado estadual em 2002 - estava na Assembleia até a última legislatura. Já Justus é deputado estadual desde 1990 e presidiu a Assembleia Legislativa por duas vezes. Perdeu espaço de poder após ter sido acusados de nomeações irregulares no caso Diários Secretos, em série de reportagens realizada pela Gazeta do Povo e RPC TV. Nos últimos anos, voltou a ocupar papel decisório como presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia, a principal comissão da Casa.

Dentre os convocados para o governo Ratinho Junior, chama atenção ser a maior parte do próprio partido do governador, sendo apenas um do União Brasil, o que mostra a situação confortável do chefe do Executivo Estadual na relação com a Assembleia Legislativa.

Veja quem sai e quem entra no Parlamento

Câmara Federal

  • Sai - Enio Verri (PT) – para ser diretor-presidente da Itaipu Binacional
    Entra Elton Welter (PT)
  • Sai Ricardo Barros (PP) para Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços do Paraná
    Entra: Marco Brasil (PP)
  • Sai Leandre Dal Ponte (PSD) para a Secretaria da Mulher e Igualdade Racial do Paraná
    Entra Stephanes Junior (PSD)
  • Sai Beto Preto (PSD) para a Secretaria da Saúde do Paraná
    Entra: Rodrigo Estacho (PSD)

Assembleia Legislativa

  • Sai: Marcelo Rangel (PSD) para a Secretaria da Inovação Modernização e Transformação Digital
    Entra: Pedro Bazana (PSD)
  • Sai Mauro Moraes (União) para a Secretaria do Trabalho, Qualificação e Renda
    Entra Nelson Justus (União)
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]