i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Lista Tríplice

Fator “Bolsonaro” torna imprevisível resultado do processo de escolha do reitor da UFPR

  • 21/09/2020 19:37
Prédio da UFPR, na Praça Santos Andrade, centro de Curitiba.
Prédio da UFPR, na Praça Santos Andrade, centro de Curitiba.| Foto: André Rodrigues/Arquivo Gazeta do Povo

A nomeação do terceiro colocado na lista tríplice para a reitoria da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) na semana passada, pelo presidente Jair Bolsonaro aumentou a incerteza sobre quem será o próximo reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), apesar de o atual reitor, Ricardo Marcelo Fonseca ter vencido a consulta pública realizada pela comunidade universitária com 83% dos votos. Duas chapas estavam na disputa. Como a prerrogativa de escolha dos reitores é do presidente da República, o professor Horácio Tertuliano Filho, segundo colocado na consulta, mantém sua candidatura, na expectativa de indicação do presidente, com quem é bastante alinhado.

As principais notícias do Paraná no seu whatsapp

A consulta pública não tem nenhum valor legal, mas costuma ser respeitada pelo Conselho Universitário, responsável pela elaboração da lista tríplice. Historicamente, os candidatos derrotados na consulta pública retiram suas candidaturas e o conselho encaminha uma lista tríplice encabeçada pelo mais votado na consulta com outros dois nomes do próprio conselho, apenas para complementá-la. Desde 1985, no governo de José Sarney, o primeiro nome da lista é avalizado pelo presidente. Bolsonaro, no entanto, já escolheu 25 reitores desde que assumiu o cargo: 14 não lideravam a lista. Neste cenário, apesar da pressão de parte da comunidade universitária para que siga a tradição e retire seu nome, professor Horácio mantém a candidatura.

O Conselho Universitário reuniu-se no último dia 10, com a expectativa de elaborar a lista tríplice, mas a decisão foi adiada para a próxima quinta-feira (24). “Houve um impasse jurídico sobre a composição da lista. Há um parecer do MEC (Ministério da Educação) de que a lista pode ter só dois nomes. Mas nossa procuradoria recebeu a notícia de que a Casa Civil, que é quem ratifica a nomeação, exige uma lista tríplice. Enviamos uma consulta a Brasília e aguardamos resposta até a data da nova reunião do Conselho”, explicou o reitor.

Ricardo Marcelo Fonseca ponderou que, se a orientação for por uma lista tríplice, o Conselho precisará abrir novas inscrições. “E nada impede que mais de um novo candidato se inscreva e todos os nomes sejam submetidos ao colégio eleitoral, sendo remetida a Brasília a lista com os três mais votados”, comenta, citando que, neste caso, seu nome e o do professor Horácio acabariam submetidos a uma nova eleição. O Conselho Universitário, que forma o colégio eleitoral para a formação da lista tríplice, é composto por 65 membros e é presidido pelo atual reitor, que, no entanto, renunciou ao posto por ser parte interessada do processo.

A Associação dos Professores da UFPR, uma das entidades que organiza a consulta pública, lidera um movimento para que Horácio Tertuliano Filho retire sua candidatura. “Sabemos que a consulta não tem valor legal, que a lista é formada pelo Conselho e a decisão é do presidente. Mas há esse pacto democrático dentro da comunidade universitária e, se ele concordou em participar da consulta pública, esperava-se que ele respeitasse o processo”, comenta o diretor administrativo da associação, Eduardo Salamuni. “Claro que a lista tríplice é uma lista que vai à sanção presidencial, isso está no jogo, mas sempre o que houve desde 1985 - mais de 30 anos -, é que o escolhido pela comunidade em primeiro lugar sempre foi nomeado pelos presidentes. Isso está no âmago tradicional do respeito ao processo democrático. Desde 1985 se retira o nome e o Horácio seria o primeiro a quebrar essa tradição”, disse. "Defendemos a retirada do nome do segundo colocado independentemente do nome. É por defesa ao nosso processo, à democracia interna", acrescentou.

Para o professor, a indicação de um reitor sem respaldo da comunidade acadêmica é um risco institucional para a gestão da universidade. “Além de quebrar toda a coluna dorsal da democracia interna, a indicação de um terceiro colocado, como na UFRGS, desqualifica qualquer processo de eleição interna e coloca para gerir uma comunidade do tamanho de uma cidade, com mais de 40 mil pessoas diretamente envolvidas, uma liderança sem respaldo interno e sem capacidade de governança”, diz, citando que a associação ainda trabalha na expectativa de convencimento pela retirada da candidatura de Tertuliano.

“Temos expectativa ainda que o professor Horácio entenda esse posicionamento e retire o nome. Estamos fazendo um convencimento diplomático para que ele compreenda essa dinâmica. Depois, se o nome dele realmente constar na lista, faremos articulações em Brasília, junto a nossos parlamentares, para que eles pressionem o governo para que a lista seja respeitada”, diz. “Não dá para disputar um jogo querendo ganhá-lo seja qual for o resultado”, conclui.

“Por que temos que retirar a candidatura?”, questiona coordenador da chapa 1

Coordenador da chapa 1, que tem Horácio Tertuliano Filho como candidato a reitor, o professor Arion Zandoná Filho disse que a chapa não retirará candidatura. Espera ainda que o Conselho Universitário encaminhe para a Presidência da República a lista tríplice com os dois candidatos inscritos desde o início do processo eleitoral na universidade com o acréscimo de um nome indicado pelo próprio conselho para fechar os três necessários.

“Ficou essa pendência sobre a decisão a respeito da necessidade de se colocar mais um nome ou não, para enviar a lista tríplice ao presidente. Mas quem escolhe o reitor é o presidente. Se abrirem para mais de um candidato, deixando de fora algum nome que está inscrito no processo desde o início, que cumpriu todos os prazos e entregou toda a documentação, o conselho estaria indo contra a lei e desqualificando o próprio processo”, afirmou. “Não podemos especular com essa situação, porque não acreditamos que o conselho tomaria uma atitude como essa, derrubando o próprio edital para criar uma regra específica apenas para tirar o professor Horácio da disputa. Esperamos que o conselho respeite o que tem que ser feito, independente de gostarem ou não dos candidatos e de suas posições políticas”, acrescentou.

Zandoná afirmou, ainda, que a chapa não cogita retirar o nome da disputa e não vê nisso uma quebra da democracia interna ou da autonomia universitária. “Normalmente, o que acontece é que a chapa que não foi a mais votada na consulta, por bem, retira sua candidatura, mas isso não é uma regra, muito menos uma obrigação. E isso até fere a lei, que sugere que isso não seja feito, pois ela impõe a participação”, afirma. Ele também diz não haver nenhum indicativo de que a chapa será a indicada pelo presidente Bolsonaro. “Conhecendo o presidente, ninguém pode ter certeza de qual será a decisão dele. O professor Ricardo Marcelo é hábil, é o atual reitor, tem contatos no Ministério, boa articulação em Brasília, por que não pode ser ele o indicado pelo presidente? Só queremos estar no pleito, participar do processo, representar uma minoria que precisa ser ouvida”, concluiu.

39 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 39 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.

  • A

    Alex valadao

    ± 3 dias

    A esquerda virou conservadora agora, alegando tradição...interessante ainda q é defensora das minorias qdo ela é a minoria...qdo a minoria é conservadora não vale...Eu sou eu e minhas circunstâncias...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    Salo

    ± 4 dias

    acho que os presidentes esquerdistas dos últimos 30 anos sempre escolheram os mais votados por eram da mesma linha. Agora chega. Temos que libertar os alunos da doutrinação esquerdista.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Eduardo P.

    ± 4 dias

    É triste a lavagem cerebral q ocorre nas universidades públicas, qualidade e foco no conhecimento passam longe das preocupações, como sempre não dá pra generalizar, mas o problema é q os incultos de esquerda são os mais barulhentos.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    JOAO CARLOS JOLY ASSUMPCAO

    ± 4 dias

    Estão lá para estudar e formar bons profissionais, garantindo conhecimento para o Brasil crescer e prosperar, mas infelizmente as universidades públicas viraram um antro socialista, e os DCEs um antro de maconheiros e festas regadas a muita bebidas e sexo. Está na hora de voltar aos trilhos e as universidades cumprirem seus papéis. Vamos despoetização e descomunistar as universidades.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    marcio

    ± 4 dias

    83% da "comunidade universitária" quer que o atual COMUNISTA continue como reitor? Nenhuma novidade que após décadas de PSDB, PT, PSOL a tal "comunidade" esteja dominada pela esquerda. Espero que o Bolsonaro não de ouvidos a estes maconheiros.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Afonso Celso Frega Beraldi

    ± 4 dias

    Vamos por a nossa UFPR nos trilhos. Chega de vermelhões por lá. Eu pago os custos da UFPR, e quero que os aluninhos estudem, e não fiquem fazendo politicagem comunista, greve, baderna, consumo de drogas. Se nao gostarem, retirem-se do local e vão pra UFRJ, antro do PSOL.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • T

    Teodoro Jacob Winkler

    ± 4 dias

    Não se trata de satifazer a meia duzia de apaniguados que se acham donos das univesidades e pensam que a democracia que vale é a deles. Trata-se de satisfazer a sociedade que é de fato a dona delas e quer mudanças no galinheiro vermelhóide. E quem representa essa socidade com milhões de votos é Bolsonaro.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • V

    Vi Lopes

    ± 4 dias

    Que faxina extraordinária, hein? Finalmente! Cortando o mal pela raiz. Como disse o Mourão, Bolsonaro tá governando para as próximas gerações e não para as próximas eleições. O Brasil vai ser cada ano melhor daqui em diante. Amém!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    JOSE Z. NETO

    ± 4 dias

    Certamente o presidente fara o correto e escolhera o candidato alinhado com suas ideias e não será o atual reitor que é oposição. Esta sendo divertido isso tudo!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • I

    IvoHM

    ± 4 dias

    Estranho é a esquerda, que sempre foi contra o conservadorismo, falar agora em "tradição" na escolha do reitor.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • Z

    Zé Mané

    ± 4 dias

    Ricardo Fonseca, vc teve sua chance , agora by by Brasil !

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • Z

    Zé Mané

    ± 4 dias

    Hora de limpar tudo ! Pra bom entendedor....meia palavra basta!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    LG

    ± 4 dias

    Penso que deveriam atrelar a nomeação a limpa dos professores da federal que estão atrapalhando e são contra as obras de infraestrutura do nosso litoral. É agora ou nunca !!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Pzig

    ± 4 dias

    Bota um general, que a coisa melhora!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • T

    Teodoro Jacob Winkler

    ± 4 dias

    Estranha, essa democrácia nas universidades! Só vale se for como eu quero.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • G

    GISELE

    ± 4 dias

    É hora de tirar esses esquerdalhas das universidades .

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Clovis

    ± 4 dias

    Se ha uma lista tríplice, então há anos (mais de 20a.) não se cumpre o designado pela lei. Ou seja, contorna a lei sob a narrativa de 'democracia' para atender os pares, mas excluir os que divergem. É nessa base de ideia que funciona na esquerda. Quanto mais eliminar as outras ideias, mais parece que a sua é a melhor. Chega.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • W

    wolmer roque zanin

    ± 4 dias

    Fui a uma formatura, onde o atual reitor de modo desrespeitoso se referiu ao atual presidente, fazendo comentários que somente os esquerdistas respeitam e infelizmente, alguns professores formados sob a ótica do pt, o aplaudiram, mas , de modo geral publico ficou calado, pois era um momento de festa para as familias

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • P

      Poppys

      ± 4 dias

      Walter: o reitor Fonseca se acha locutor da rádio Caioba com sua voz trinotuante e como ele gosta do som dela, ele fala demais. E quem fala demais dá bom dia para cavalo.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • W

      Walter

      ± 4 dias

      Esse é o problema: ficar calado. Deveriam ter vaiado esse elemento!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    DENISSON HONORIO DA SILVA

    ± 4 dias

    Houve em um dado momento da historia, que as universidsades aproximadamente na idade média eram lugares obscuros, tomadas por dogmas religiosos. Bacon, Copernico, Galileu, Descartes e tantos outros sofreram essa doutrinação. Qual a diferença hoje? Onde um grupo de iluminados persegue àqueles que comungam o livre mercado, visões tidas como conversadoras como anti-aborto, familia, etc. Então se o segundo colocado, que a priori deve ter sido perseguido, e que o colegio eleitoral deve ter sido cooptado por aquela ideologia que tanto mal causou e causa a humanidade, o segundo colocado seria a melhor a escolha. Deverá não perseguir, mas exigir que o setor de humanas embase sem esquerdismo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • K

    Klin

    ± 4 dias

    A desPTização está em curso. Espera-se que seja escolhido e nomeado alguém que esteja a altura da importância da UFPR.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Andreas Milla

    ± 4 dias

    Respeito as tradições, mas nesse caso a tradição do segundo colocado renunciar é mera artimanha de quem não quer perder a "Teta". Aliás, será que essa escolha foi feita em um sistema democrático ou em um colegiado corrompido? De qualquer forma, essa votação interna não tem validade legal e tampouco o presidente é obrigado a segui-la. Doa a quem doer mas a regra é essa, o presidente é quem tem a última palavra. Que se respeitem as normas e deixem a escolha a quem tem esse direito.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Andreas Milla

    ± 4 dias

    Já que é ao Presidente que cabe a escolha do Reitor então que se dê a ele a chance de escolher alguém que represente as suas visões e prerrogativas. Não dá para exigir que ele escolha alguém que estará lá para defender um modelo do qual o Brasil inteiro se cansou e que ataca com unhas e dentes o modelo que a sociedade brasileira anseia. Os únicos que ainda não aceitaram isso são esses professores militantes desse modelo falido que ainda estão infestando o sistema educacional brasileiro e tanto mal tem feito ao Brasil. PRESIDENTE, os brasileiros exigem que o Sr. escolha quem lhe representa. Não se deixe pressionar por essa gangue nefasta.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Andreas Milla

    ± 4 dias

    Já que é ao Presidente que cabe a escolha do Reitor então que se dê a ele a chance de escolher alguém que represente as suas visões e prerrogativas. Não dá para exigir que ele escolha alguém que estará lá para defender um modelo do qual o Brasil inteiro se cansou e que ataca com unhas e dentes o modelo que a sociedade brasileira anseia. Os únicos que ainda não aceitaram isso são esses professores militantes desse modelo falido que ainda estão infestando o sistema educacional brasileiro e tanto mal tem feito ao Brasil. PRESIDENTE, os brasileiros exigem que o Sr. escolha quem lhe representa. Não se deixe pressionar por essa gangue nefasta.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • O

    odimn pesch badotti

    ± 4 dias

    Democracia na escolha dos reitores significa a escolha pelo presidente numa lista de quantos ele quiser. Ele é o LEGÍTIMO representante ELEITO pelos brasileiros e pagadores de impostos. Em tempo...professores das federais deveriam ter vergonha na cara e pelo menos dar aula online como fazem todos os demais professores do mundo. Legítimos parasitas.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • M

      Maria Lúcia Maranhão Bezerra

      ± 4 dias

      O dito período especial é uma piada de mau gosto que consagra o ano perdido

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • A

      André

      ± 4 dias

      Estamos indo já pro segundo período especial de aulas on-line. Não fale do que não sabe.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    Sr. Walker

    ± 4 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • V

      Vanderlei da Rosa

      ± 4 dias

      Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • K

    Kristian

    ± 4 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    André

    ± 4 dias

    Sério, já vi as ações de Horácio dentro da universidade... o cara é um ignorante, totalmente esquentadinho e totalmente impopular. Ele só tem um cargo lá de chefe do setor porque ninguém queria pegar o cargo... agora quer virar reitor na base desse truque aí da lista tríplice. A galera que lê o jornal aqui só tá torcendo pra ele porque ele votou no Bolsonaro. O problema é que não tem noção de como esse cara é fraco...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • V

    Vanderlei da Rosa

    ± 4 dias

    Forçar os demais participantes e retirar a sua candidatura mostra o quão democrático esta gente é! A melhor parte dessa história é a esperança do pessoal da esquerda de que o Mito escolherá eles, até o último minuto, mas todos sabemos que eles estão fora!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    mauricio garcia tosi

    ± 4 dias

    Listas tríplices são apenas isso: listas com três nomes. Tornar obrigatória a escolha do mais votado é transformar o processo em eleição e extinguir o poder da autoridade que nomeia. A regra estabelecida na Constituição para escolhas dessa natureza – como a de novos desembargadores, procuradores gerais, reitores de universidades, entre outros – visa ao alinhamento entre estes e a autoridade que procede a nomeação. Simples como isso. A legitimidade da escolha é dada pela origem do poder de quem tem a caneta, a mesma caneta que vai nomear, também, ministros de Estado, dirigentes de estatais, embaixadores e reitores de universidades. #HoracioReitor

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Maquiavel

    ± 4 dias

    O Bolsonaro escolha quem quiser e ponto final.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Antonio Küster

    ± 4 dias

    A Universidade transformou aos longo das últimas 3 décadas em "reduto" da esquerda, radicalizou debates e implementou a "stasi" (forma curta de "Ministerium für Staatssichherheit" policia secreta e inteligência da antiga R D A) onde tudo quer controlar e os discordantes do sistema, tem ambiente tenso para desenvolver suas atividades. Basta !

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Poppys

    ± 5 dias

    Se o atual reitor soubesse, ele não seria tão entusiasta do MST. O Fachin foi esperto e se livrou do namoro com o Stedile. Mas o reitor Fonseca teve o candidato do PT à prefeitura, o Paulo O Fusca, como como chefe de gabinete. Se o presidente nomear o segundo colocado, vai ser legal, porque toda essa gente cabeça feita da acadimia vai ter que engolir o comprimido sem água.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    PTSM

    ± 5 dias

    A sociedade elegeu o presidente para implantar sua plataforma junto a toda a administração federal direta e indireta . Espera-se que nas atividades fins como a educação ,em todos os níveis, os gestores devem alinhados com princípios e políticas adotados pela governo central . Nada mais natural que a nomeação siga este critério.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

Fim dos comentários.