• Carregando...
Um a cada três trabalhadores no Paraná está na informalidade, aponta IBGE
| Foto: AEN

Os dados mais recentes da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), referentes ao primeiro trimestre de 2022 e divulgados pelo IBGE neste mês de maio, mostram que um a cada três trabalhadores do Paraná está na informalidade. Segundo a pesquisa, essa condição foi verificada em 32,1% dos trabalhadores no estado nos três primeiros meses do ano.

Receba notícias do Paraná pelo WhatsApp

São 1,850 milhão paranaenses que, apesar de estarem trabalhando, não contam com nenhum tipo de segurança ou garantia de emprego. Por não terem vínculos formais de trabalho, essa população não tem acesso aos benefícios do registro em carteira, como a aposentadoria e o fundo de garantia por tempo de serviço.

O número é maior do que os registrados no mesmo período de 2020 e 2021, os dois primeiros anos da pandemia. Em 2020, a quantidade de informais no estado era de 1,765 milhão, e no ano seguinte caiu para 1,663 milhão.

A taxa de desemprego no Paraná mostra tendência contrária, e vem caindo no estado desde o início da pandemia. No primeiro trimestre de 2022 esse índice foi de 6,8% - o quarto menor do país, atrás apenas de Santa Catarina (4,5%), Mato Grosso (5,3%) e Mato Grosso do Sul (6,5%). mesmo período, nos dois anos anteriores, o desemprego no Paraná foi de 8% em 2020 e 9,4% em 2021.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]