Brasil terá testes com duas vacinas contra a Covid-19| Foto: Bigstock
Ouça este conteúdo

O Hospital de Clínicas (HC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foi selecionado pelo Instituto Butantan para participar da pesquisa clínica da vacina contra o coronavírus desenvolvida pela indústria farmacêutica chinesa Sinovac Biotech. O HC será um dos 12 centros clínicos brasileiros a participar da fase 3 da pesquisa, que é o teste de eficácia. A vacina será testada em, pelo menos, 9 mil voluntários brasileiros, em Curitiba, São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre.

CARREGANDO :)

RECEBA as notícias do Paraná no WhatsApp

“Ainda estamos numa fase burocrática, de adesão ao estudo. Fomos convidados pelo Instituto, a participação foi aprovada pela universidade, foi feito um convênio com o governo de São Paulo, mas a vacina ainda precisa de aprovação da Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária] para ser importada e precisamos da aprovação da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa [Conep] para poder ser testada em humanos”, explica a pesquisadora responsável pela pesquisa no Paraná, Sônia Raboni. Ela cita que, como Anvisa e Conep estão priorizando as análises relacionadas à Covid-19, o recrutamento de voluntários para a pesquisa no Paraná poderá ser autorizado em um mês.

Publicidade

A vacina contra o coronavírus desenvolvida pela Sinovac é considerada uma das mais promissoras do mundo, porque usa tecnologia já conhecida e amplamente aplicada em outras vacinas. É também uma das mais avançadas em testes – está na terceira etapa, chamada clínica, de testagem em humanos. O laboratório chinês já fez testes do produto em cerca de mil voluntários na China, nas fases 1 e 2. Antes, o modelo experimental aplicado em macacos apresentou resultados expressivos em termos de resposta imune contra as proteínas do vírus.

“A gente ainda não recebeu o protocolo inteiro de como será a pesquisa, mas já tivemos acesso à proposta inicial. Como estamos avaliando eficácia da vacina, é fundamental a participação do Brasil pela fase de aceleração da pandemia que o país está enfrentando. O Brasil tem que participar, e tem que ser dentro destes convênios, que incluem a transferência de tecnologia. Nós contribuímos para a informação científica, pelo fato de o vírus estar circulando com intensidade aqui, mas, no final, nossa população também tem acesso à vacina”, comenta a médica.

Caso a vacina seja aprovada, a Sinovac e o Butantan vão firmar acordo de transferência de tecnologia para produção em escala industrial tanto na China quanto no Brasil para fornecimento gratuito ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]
Publicidade

A pesquisadora explica que os voluntários selecionados para o teste da vacina serão profissionais de saúde que estão na linha de frente do atendimento à Covid-19. “Para verificar a eficácia, é importante selecionar um grupo de alto risco, como o dos profissionais da linha de frente. É uma pesquisa randomizada, duplo cego com placebo, em que um grupo de pacientes receberá a vacina em si, outro grupo receberá placebo (sem que os pesquisadores saibam quem recebeu qual aplicação). A comparação do número de infectados bem como a dos eventos adversos indicará a eficácia”, conta.

Raboni lembra que a vacina já passou por uma avaliação pré-clínica, com primatas não-humanos (macacos rhesus), em que apresentou bons resultados de soroprodução (produção de anticorpos) e de proteção. Nas duas primeiras fases de testes em humanos (testes clínicos), foram testadas a segurança e a dosagem da vacina, avaliando se ela produz efeitos adversos e qual a dosagem necessária para uma produção significativa de anticorpos. “Agora, na fase 3, que é a da eficácia, testa-se em um número bem maior de pessoas para aferir se, realmente, a vacina protege o paciente”.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]
Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]